IVINHEMA: Polícia Civil e Militar prendem homem que praticou vários furtos em residências

IVIAGORA


Na manhã de hoje (17), a polícia civil e a polícia militar prenderam um homem de 21 anos de idade com mandado de prisão expedida pelo Poder Judiciário no bairro Vitória. O mandado foi expedido após investigação realizada por Policiais Civis de Ivinhema e representação do Delegado Robson Ferraz Gonçalves, responsável pelos inquéritos que investigam os crimes.

Conforme apurado pelo site, a Polícia Civil de Ivinhema vinha se dedicando a investigar os furtos em residências que aconteciam na cidade. As investigações foram frutíferas e foi possível identificar o autor de vários furtos ocorridos nos últimos dias. O indivíduo confessou quatro furtos ocorridos em residências entre os dias 19 de novembro e 01 dezembro e ainda é investigado por mais cinco furtos ocorridos dentre os dias 13 e 17 de dezembro, todos realizados com a mesma forma de execução pelo criminoso.

De acordo com as informações, após a expedição do mandado de prisão pelo Poder Judiciário, a polícia vinha realizando diligências para localizar e prender o criminoso, tendo na manhã de hoje conseguido surpreendê-lo em via pública momentos após ter ingressando em outra residência para cometer um furto. O investigado ao avistar os policiais civis empreendeu fuga, mas foi detido com o apoio da polícia militar que foi acionada e que também já estava ciente do mandado de prisão expedido em desfavor do investigado. 

Segundo as investigações, o autor dos crimes sempre adentrava imóveis em oportunidades em que os moradores não estavam, rompia a trava da janela de blindex, e entrava no interior da casa. Provocava desordem, sujeira e furtava objetos que conseguia carregar e que têm valor comercial.

Após ser identificado e ser abordado pelos policiais civis, o indivíduo não demonstrou receio em confessar a autoria dos vários furtos tendo chegado a dizer aos policiais “pergunta para a pessoa (vítima) por onde a pessoa (autor) entrou, se foi pela janela de “blindex” foi eu”. Também, chegou a mencionar sobe uma ocorrência que “não consegui me controlar, fui tomado por uma tentação”.

Em uma das ocorrências (19/11/2020) ele furtou televisão, roupas e semijóias. O investigado indicou que escondeu os objetos no interior de uma casa desabitada. Os policiais foram até o local e conseguiram recuperar os objetos. O investigado afirmou que sua intenção era vendê-los para alguém que o receptasse.

Embora o investigado tenha dito que trabalha como “fosseiro”, tudo leva a crer que ele sobrevive, na verdade, dos furtos que pratica, dada a habitual prática dos crimes e a revenda dos objetos furtados.

O Delegado explica que receptar objetos furtados também configura crime. O principal indicativo da receptação de objetos é o baixo valor pago. Objetos furtados/roubados não são vendidos pelo preço habitual de mercado.

Vale constar que o homem, além dos furtos recentes pelo qual foi preso na data de hoje, ostenta várias passagens policiais, dentre elas registros por furtos, e registros criminais pelos crimes de lesão corporal dolosa na modalidade de violência doméstica, adulteração de sinal de veículo identificador, tentativa de homicídio e tráfico de drogas. Ademais, as anotações policiais dão conta que iniciou a vida criminosa quando ainda era adolescente.

Por fim, o Delegado explica que o nome do preso não será revelado pela Polícia em razão da proibição contida na Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019).