Angélica (MS) celebra 45 anos


Neste dia 13 de maio, o município de Angélica (MS) celebra 45 anos. Localizado a cerca de 270 quilômetros da capital Campo Grande, o município, que já foi um importante produtor cafeeiro, tem hoje sua economia baseada na cultura de cana-de-açúcar e na pecuária. Angélica foi escolhida para receber a primeira unidade da Adecoagro no Mato Grosso do Sul, que iniciou as operações da Usina Angélica em agosto de 2008.

A companhia participa ativamente da comunidade e contribui para transformar para melhor a realidade de seus habitantes. Dos cerca de 6.500 colaboradores que trabalham hoje na Adecoagro, 1.432 são moradores de Angélica e atuam nas usinas Ivinhema e Angélica. Os mais de 10 mil moradores usufruem de uma qualidade de vida destacada, oportunidades de emprego e infraestrutura de saúde e educação em evolução. A cidade ocupa hoje a 7ª posição no ranking do PIB per capita dos municípios do Mato Grosso do Sul (IBGE – PIB per capita / Série revisada 2017), e a 25ª posição do PIB do Estado, somando muito mais do que riquezas geradas a partir de sua localização e logística estratégicas.

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do município de Angélica está entre os melhores do Estado de Mato Grosso do Sul e a Adecoagro se orgulha de já ter contribuído com a formação de 166 professores e 4.473 alunos no Projeto Escola Nota 10. “Desde que chegamos ao Mato Grosso do Sul, tanto o município quanto seus moradores prontamente nos acolheram. Desde então, somos gratos por contribuir com o desenvolvimento da região. Estamos certos de que investir na Educação é o melhor caminho para o desenvolvimento das localidades onde estamos inseridos”, afirma Renato Junqueira Santos Pereira, VP Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro.

O investimento em educação por parte da Companhia vai muito além dos projetos desenvolvidos em parceria com as prefeituras locais. A Adecoagro acredita que investir em seus colaboradores é investir no futuro da empresa e na melhoria contínua de seus processos. Por isso, desenvolve diversos programas de treinamento. Entre os anos de 2008 e 2021, foram oferecidos aos colaboradores residentes de Angélica mais de 650 cursos diferentes ao longo do período.

O apoio à saúde também passou a integrar as diversas iniciativas da Companhia na cidade. Nos últimos anos, a Adecoagro realizou a doação de etanol, insumos, móveis e equipamentos hospitalares para atendimento à população nos serviços de saúde locais.

Sobre a Adecoagro

Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (outubro de 2020), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.