Menina de cinco anos é uma das vítimas da Covid-19 em Dourados

IVIAGORA


Dados do boletim epidemiológico divulgado neste sábado (22) pela Secretaria de Estado de Saúde revelam que a mais jovem das 49 vítimas recentes vítimas da Covid-19 em Mato Grosso do Sul é uma menina de apenas cinco anos, moradora em Dourados. Sem comorbidades relatadas, ela faleceu na quarta-feira (19).

Embora a divulgação feita pela prefeitura cite a confirmação de três óbitos locais nas 24 horas recentes, o relatório estadual aponta cinco. Além da criança, três idosos e um adulto. 

Um homem de 88 anos sem comorbidades relatadas morreu na quinta-feira (20), outro com a mesma idade, portador de diabetes, doença cardiovascular crônica, hipertensão e obesidade, faleceu no dia 7 de maio, uma idosa de 74 anos, sem nada relatado, veio a óbito na terça-feira (18), e antes, na segunda-feira (27), a vítima foi um homem de 55 anos, com doença cardiovascular crônica e doença renal crônica.

O município soma 30.447 diagnósticos do novo coronavírus desde o início da pandemia. Desse total, 28.115 pacientes conseguiram se recuperar, mas 477 morreram. Referência em alta e média complexidade para uma região com aproximadamente 800 mil habitantes, Dourados também contabiliza 274 vidas perdidas entre moradores de outras localidades. 

Ainda lutam contra a doença na maior e mais populosa cidade do interior do Estado 1.648 pessoas em isolamento domiciliar e 157 hospitalizados, dos quais 80 em enfermarias e 77 em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), cuja ocupação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) segue em 100% há quase dois meses e na sexta-feira (21) havia 50 pacientes na fila de espera.