Seca de 2021 supera a de 2020 e acende a luz vermelha para maior ocorrência de incêndios nos canaviais

IVIAGORA


A seca de 2020 na região Centro-Sul do Brasil foi considerada a maior dos últimos 20 anos, no entanto, o cenário climático de 2021 aponta que a estiagem deste ano será ainda mais severa. Além das perdas de produção, a seca desencadeia outro grande problema para o setor: os incêndios criminosos ou acidentais.

O controle de incêndios passou a ser foco do setor. O Programa Cana IAC desenvolveu o inédito Indicador de Investimentos em Ações de Prevenção e Combate de Incêndios em Canaviais. O objetivo foi mensurar o investimento estimado na prevenção e controle de incêndios e o número de funcionários envolvidos em áreas de cana-de-açúcar, usando para isso uma amostra de 2020.

A pesquisa do Instituto Agronômico, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, levantou informações junto a 93 unidades produtoras de açúcar, etanol e energia na região Centro-Sul do Brasil. No total, foram amostrados 3,3 milhões de hectares de área cultivada, isto é, um terço da área total de cana no país. Para a área pesquisada, foram investidos R$ 228 milhões na prevenção e combate a incêndios. O setor foi ouvido no período entre 28 de setembro de 2020 a 05 de outubro passado.

Mas além das perdas de produção, os incêndios acarretam problemas judiciais ao setor e é sobre isso que a advogada Helena Pinheiro Della Torre Vasques especialista em desenvolvimento sustentável entre produtor rural e meio ambiente abordará em sua palestra on-line, que acontecerá em 03 de junho a partir das 15 horas.

Durante a palestra serão abordados temas como: as Provas de prevenção, de combate, de ato de terceiros e mensuração de dano que são determinantes para o sucesso na defesa e ou para ausência de aplicação de multa.

O evento também abordará como funciona a mais completa tecnologia de monitoramento e de combater aos incêndios no canavial.

INSCREVA-SE, PARTICIPE E GANHE 30 DIAS DE TESTE* DA FERRAMENTA: https://materiais.cyan-agro.com/canaonline 

*Teste Gratuito para a utilização da Ferramenta CYAN Agroanalytics, válido para Usinas e propriedades não clientes, com mais de 3500 hectares localizados no estado de São Paulo.