Motorista de caminhão boiadeiro é autuado em R$ 90 mil após deixar gado com fome e sede

IVIAGORA


Nesta terça-feira (1), às 15h30, uma equipe da Agência Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) acionou a Polícia Militar Ambiental de Cassilândia para averiguação de maus-tratos em um posto de combustível, localizado na MS-306. Trinta animais bovinos eram transportados em um caminhão.

Segundo testemunhas e os fiscais, o motorista estava com o caminhão parado no local há mais de 24h e os animais permaneciam sem alimento e água. Foi constatado que os animais já estavam extremamente debilitados, aglomerados e cambaleantes.

Na nota fiscal e Guia de Transporte Animal (GTA) constava que o veículo carregara em Inocência e seguiria para Coronel Sapucaia, porém, os fiscais suspeitam que o veículo estava parado porque sairia irregularmente para o Estado de Goiás, caso comum encontrado pela fiscalização da região.

 

O motorista, 26, residente em Paranaíba, afirmou que o caminhão havia parado de funcionar, por esta razão, estava estacionado no posto, porém, foi verificado que ele teria adulterado o veículo, exatamente para tentar burlar a fiscalização da Iagro, caso fosse encontrado.

O infrator retirou a mangueira de combustível que liga o tanque à bomba injetora para o veículo não funcionar, então, assim que os policiais ligaram a mangueira, o caminhão funcionou normalmente. Provavelmente, ele estava parado no local devido a fiscalização na saída para o Estado de Goiás.

O veículo e o gado foram apreendidos. O motorista foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Cassilândia; Ele responderá por crime ambiental de maus-tratos, com pena de três meses a um ano de detenção. 

O infrator também foi autuado administrativamente pela PMA e multado em R$ 90.000,00 por maus tratos aos animais. A Polícia Militar Ambiental deixou o gado apreendido sob cuidados da Agência Sanitária Animal e Vegetal.