Mais de 50 metros cúbicos de madeira foram apreendidos pelo DOF em uma reserva ambiental

IVIAGORA


Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam, na tarde de ontem (terça-feira) 56 metros cúbicos de madeira extraídos de forma ilegal em uma reserva ambiental.

A ação ocorreu em virtude da Operação Hórus, parceria da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, durante um patrulhamento ostensivo na região do Assentamento Santa Rosa, no município de Itaquiraí.

Os militares perceberam o momento em que um homem correu para a mata, assim que viu a viatura do DOF. Iniciadas as buscas nas imediações, nove pessoas foram detidas, entre elas, dois adolescentes de 15 e 16 anos de idades.

Com as pessoas foram apreendidos, além da madeira, os veículos VW Gol e VW Parati, uma motocicleta CG Titan, duas motosserras, facões, rádio de comunicação, aparelho de telefone celular e a quantia, em espécie, de cinco mil e oitocentos reais.

Duas equipes da Polícia Militar Ambiental, de Naviraí e Mundo Novo, estiveram no local para a constatação do crime ambiental. O prejuízo ao crime foi estimado em 150 mil reais. As madeiras foram identificadas como Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) e Amendoim (Pterogyne nitens).

A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí, onde as nove pessoas permaneceram à disposição da Polícia Judiciária. O conselho Tutelar local compareceu à delegacia para o acompanhamento dos dois adolescentes.