Unidade Eldorado comemora 15 anos de atividade

IVIAGORA


Dia 20 de julho, a Unidade Agroindustrial Eldorado, da Atvos, completa 15 anos de operação. A data é significativa para toda a região, que pôde contar com os benefícios trazidos pela empresa, como geração de empregos, possibilidade de desenvolvimento de carreira, além de ter proporcionado infraestrutura às cidades do entorno da usina, como construção de casas, impulso para os comércios locais e melhorias nas rodovias e estradas. 

 

Em 2006, a Unidade Eldorado foi a 10ª indústria a entrar no estado do Mato Grosso do Sul, tendo sido pioneira na cultura de cana-de-açúcar no estado. Localizada a 75 km da cidade de Rio Brilhante, próxima dos limites do município com as cidades de Deodápolis e Angélica, a usina começou com um parque industrial de 80 hectares e uma área de 16 mil hectares de cana-de-açúcar. 

 

No seu primeiro mês de operação, a unidade chegou a produzir 600 mil litros de etanol por dia, e a produção de açúcar para exportação iniciou no ano seguinte. Outra marca da usina é digna de recorde: entre todas as unidades da Atvos, a Eldorado é a que possui a maior moenda e a maior caldeira. 

 

Atualmente, a Unidade de Eldorado conta com cerca de 1.100 colaboradores diretos, com uma capacidade de moagem de 3,7 milhões de toneladas de cana (MMtc), gerando uma produção de 306 mil m3 de etanol hidratado, 135 mil m3 de etanol anidro, 180 mil toneladas de açúcar, e cogerando 140 MW de energia elétrica.  

 

Pode-se dizer que Júnior Pardini Bazilio cresceu junto com a Unidade Eldorado. Júnior entrou na empresa um pouco depois da sua inauguração, em setembro de 2007, aos 21 anos, como controlador de logística. Ao longo dos anos, foi ganhando experiências e aproveitando oportunidades de desenvolvimento de carreira, chegando ao cargo atual de coordenador agrícola. “Aqui na Eldorado, a possibilidade de crescimento profissional é real. Tudo o que eu tenho hoje é graças ao meu empenho e dedicação, mas também, graças às oportunidades que a empresa me proporcionou desde o começo”, destaca Júnior 

 

De acordo com Marcelo Annes, diretor superintendente da Atvos, a trajetória da Unidade Eldorado foi marcada por pessoas que acreditam na energia limpa como um bem essencial para a humanidade. “É gratificante saber que, ao longo da nossa história, além de termos gerado empregos e uma melhor qualidade de vida para as comunidades do entorno, também contribuímos para um compromisso maior, que é a busca por soluções criativas na produção de energia limpa e renovável para o planeta. E essa transformação é fruto da dedicação de todos os colaboradores da unidade, que são os que merecem os parabéns pelo trabalho nesses 15 anos de operação”, comemora Annes. 

 

Sobre a Atvos 

Segunda maior produtora de etanol do país, é uma empresa de bioenergia que produz etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica. Tem mais de 9 mil integrantes, em nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. www.atvos.com