Wycup 2021: associados e colaboradores do Sicredi são destaque em evento mundial do cooperativismo de crédito

IVIAGORA


O Sicredi, instituição financeira cooperativa com mais de 5 milhões de associados, foi destaque no World Council Young Credit Union People (Wycup), programa que reconhece jovens lideranças por contribuições significativas às suas comunidades e cooperativas de crédito e que têm potencial de causar impacto global. O evento fez parte de mais uma edição da Conferência Mundial do Woccu (Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito, na tradução da sigla em inglês), realizada entre os dias 14 e 21 de julho, que ocorreu virtualmente por conta da pandemia.

A instituição financeira cooperativa teve cinco contemplados entre os 12 vencedores da premiação que contou com um total de 79 projetos inscritos de 13 países diferentes. “O Wycup é um programa que estimulamos fortemente há mais de uma década e, desde 2019, passamos a contar também com a participação de associados, integrantes dos Comitês Jovem, além dos colaboradores. É isso o que buscamos, fomentar jovens lideranças com visão de futuro que possam colaborar com a sustentabilidade das cooperativas de crédito e perenidade desse modelo de negócio”, celebrou Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu.

Os associados do Sicredi contemplados foram Kelly Lima, da cooperativa Sicredi Alta Noroeste SP, pelo seu apoio na construção da Cartilha da Mulher, abordando os direitos das mulheres em situação de câncer e vítimas de violência doméstica; Rafael Lopes, da Sicredi Paranapanema PR/SP, com a campanha “Vamos Ajudar quem Mais Precisa", incentivando doações em apoio a vítimas de um forte vendaval em sua região; Guilherme de Melo, também associado da Sicredi Paranapanema PR/SP, com sua participação em um projeto que apoiou a distribuição de sabão a famílias carentes da sua comunidade.  Já dentre os colaboradores do Sicredi vencedores na premiação constam Carolina Mussolini, assessora de Comunicação da cooperativa Sicredi Rio Paraná PR/SP, com a divulgação massiva do cooperativismo de crédito, diferenciais e benefícios em suas redes sociais, impulsionando o conhecimento da população sobre o modelo de negócio; e Ana Goffredo, assessora de Negócios da Sicredi União PR/SP, com o projeto Energia da União, que fomenta a economia local e a produção de energia limpa por meio do financiamento de placas fotovoltaicas junto a parceiros da cooperativa, fortalecendo o ciclo virtuoso de cooperação na comunidade. Em reconhecimento pelos seus projetos, todos ganham bolsas de estudos e viagem, com todas as despesas pagas, a Glasgow, na Escócia, para participarem da Conferência Mundial de Cooperativas de Crédito em 2022. 

Confira os vídeos de apresentação dos cinco projetos vencedores do Sicredi.

Sicredi tem intensa participação em paineis durante a Conferência do Woccu

O Sicredi também esteve presente nas principais agendas da Conferência.  Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ e conselheiro do Woccu, participou do painel “Captação de Recursos Globais: o que o futuro reserva”, que reuniu líderes globais para falar sobre ações de responsabilidade social desenvolvidas pelas cooperativas de crédito e como os princípios cooperativistas foram diferenciais importantes para ajudar as comunidades local e globalmente contra a Covid-19.“Como atuamos em um serviço essencial, identificamos que era fundamental prover nossos associados das necessidades mais urgentes e nos adaptamos aos programas emergenciais dos governos, apoiando as nossas 108 cooperativas com campanhas de arrecadação para as comunidades”, disse Dasenbrock. 

Outro destaque foi a participação da Carla Katsurayama, especialista de Desenvolvimento do Cooperativismo da Fundação Sicredi, em uma sessão que discutiu a relação dos jovens com as cooperativas de crédito. “O trabalho com os Comitês Jovem contribui para a criação de projetos de impacto social, consolidando as cooperativas do Sicredi em instituições transformadoras, impulsionando o engajamento de lideranças jovens no movimento cooperativista”, afirma.

Também participaram do evento mundial Gisele Gomes, embaixadora do Programa Rede Global de Mulheres Líderes – GWLN/WOCCU e associada do Sicredi, no painel “Ela para Ela - Eleve as mulheres ao seu redor”, Vinícius Mattia, associado do Sicredi, membro do Comitê Jovem da cooperativa Sicredi Vale do Piquiri ABCD PR/SP e vencedor da Wycup 2020, apresentando o projeto premiado no ano passado e a colaboradora Camila Viana, especialista Digital do Sicredi, em um painel sobre transformação digital no cooperativismo.

 

Sobre o Sicredi 

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.