Menu
27 de setembro de 2021
10º min
16º min
26/07/2021 às 08h40

Raízen amplia campanha de combate e prevenção a incêndios em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás


iviagora

A Raízen, empresa de energia integrada, acaba de iniciar a campanha “Quem ama a terra, não chama o fogo 2021”, para reforçar práticas de prevenção e combate a incêndios. No período de julho a setembro em razão do período de estiagem, toda ajuda é bem-vinda, e essa iniciativa além de detalhar as principais medidas adotadas pela empresa, mostra também como as comunidades vizinhas as nossas operações podem contribuir com ações de prevenção.

Com esse trabalho, a Raízen, líder na produção de açúcar, etanol e bioenergia no país, junto aos seus funcionários, parceiros, fornecedores de cana e sociedade civil, tem como objetivo mitigar as ocorrências e os danos ao meio ambiente. Por meio dessa ação, a companhia espera conscientizar toda sociedade sobre a importância de uma cultura de prevenção, o fogo não faz bem a ninguém, a matéria prima que queima tem a sua produtividade comprometida, a sua qualidade afetada prejudicando os processos de produção de açúcar e álcool, assim como a sua utilização na geração de energia, além de poluir o meio ambiente.

Focada em garantir uma atuação cada vez mais segura e eficiente, pautando-se sempre nas melhores práticas de sustentabilidade, na safra atual (2021/2022) a Raízen terá na linha de frente 230 caminhões para transporte de água, dos quais 173 contam com sistema automático de combate a incêndios, 29 veículos leves adaptados para o controle de princípios de incêndios e mais de 1.700 brigadistas nas operações agrícolas.

Adicional a isso, a empresa, que possui orçamento anual de cerca de R$ 26 milhões para ações de prevenção, mobilizou-se na implementação de métodos para monitoramento do fogo e na adoção da mais moderna tecnologia no campo para prevenção e combate a incêndios. O uso de imagens de satélites, aliados a ferramentais adequados, EPIs que preserva a integridade de nossos brigadistas, garantem uma reposta mais rápida e assertiva.

Para disseminar boas práticas entre a população e minimizar os impactos ambientais, a iniciativa conta com peças visuais que serão destinadas a diversos municípios dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás. Ao longo da campanha, será distribuído folhetos próximo às unidades produtoras da companhia, além de cartilhas educacionais ilustrativas, materiais virtuais, faixas e panfletos. Com esta ação, a empresa convida a população a contribuir e cooperar para maior divulgação das medidas de prevenção, fomentando o cuidado dentro e fora de suas operações.