Menu
27 de setembro de 2021
10º min
16º min
26/07/2021 às 08h58

Canaviais vivem a expectativa de sofrerem a quarta geada do ano


iviagora

O pesquisador e produtor Sérgio Quassi de Castro estuda como desenvolver um manejo agronômico adequado para que o canavial que recebeu as geadas responda positivamente quando o clima voltar a ser favorável

“Há 35 anos atuando na cultura canavieira, nunca pegamos um ano como este com geadas tão severas’, disse o produtor e pesquisador Sérgio Quassi de Castro, durante sua participação na Live: Nutrição e adubação para a obtenção de canaviais mais produtivos e longevos – realizada pela CanaOnline em 20 de julho.

Sérgio e a família são proprietários da AgroQuatro-S Experimentação Agronômica, localizada em Salles de Oliveira, no nordeste paulista. Além de ser uma empresa agrícola, a AgroQuatro-S é um campo de pesquisa, onde os Quassi de Castro implementam experimentos agronômicos visando produzir mais e melhor, aumentando a produtividade e longevidade dos canaviais. O método tem sido positivo, pois têm conseguido produtividade média de 120 toneladas por hectares em canaviais com média de 5,5 cortes.

No entanto, os fatores climáticos como a seca e agora as geadas aumentam consideravelmente o desafio do cultivo da cana. Sérgio observou que nos últimos 12 meses a cultura vem sofrendo muito. O ano de 2020 apresentou baixa incidência de chuva. E na época de maior crescimento da cana também não choveu. O primeiro semestre de 2021 choveu menos ainda que em 2020 e, para piorar, os canaviais foram atingidos por três severas geadas entre 30 de junho e 19 de julho.

O produtor/pesquisador salientou que frente a esses desafios, mais do que nunca é fundamental desenvolver um manejo agronômico adequado não só para que a cana tenha maior resistência aos efeitos climáticos adversos, mas para que responda mais rápido assim que o clima for mais favorável.

Nesta semana, a previsão é de que aconteça na madrugada de 29 de julho aconteça a quarta geada do ano. Por isso, mais do que nunca, é fundamental empreender um bom manejo agronômico. Veja sugestões conferindo a gravação da live: https://www.youtube.com/watch?v=0gwgsbttUBU