Atvos qualifica jovens para o mercado de trabalho

IVIAGORA


Oferecer capacitação qualificada para jovens e promover o acesso ao primeiro emprego. Com esse propósito, a Atvos, empresa de energia limpa e renovável, por meio do programa Acreditar Júnior, absorveu em seu quadro de integrantes todos os 13 alunos formados no curso de “Aprendizagem em Mecânico de Manutenção de Tratores Agrícolas”. O número representa 100% de aproveitamento dos formandos, que começam a trabalhar agora em setembro na Unidade Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS). 

 

Os jovens aprovados são moradores da região, possuem entre 18 e 22 anos e estão cursando ou já concluíram o ensino médio. Todos foram selecionados por meio de um processo seletivo, que envolve prova de conhecimentos gerais de português e matemática, redação e entrevista. Realizado em parceria com o Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (CIAT) de Nova Alvorada do Sul, o curso contou com aulas práticas e teóricas sobre manutenção preventiva e preditiva de veículos pesados, máquinas e sistemas agrícolas mecanizados. Todas as disciplinas seguiram a proposta pedagógica do Seja - Sistema Estadual de Jovens e Adultos, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso do Sul, desenvolvida para atender a educação desse público juntamente com a participação do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e do Sindicato Rural. 

 

Após a conclusão das aulas, os aprendizes ganharam certificado e passaram por uma avaliação de desempenho. É nesta etapa que, de acordo com a necessidade da área, eles têm a oportunidade de serem contratados pela Atvos, que foi o caso dessa edição. “Na Atvos, somos comprometidos com o desenvolvimento das comunidades do entorno e acreditamos na transformação social. Investir na qualificação desses jovens e conseguir abrir as portas da indústria sucroenergética para eles é um dos nossos principais objetivos. É gratificante presenciar as conquistas profissionais que o Acreditar Júnior proporciona. E neste caso, em que todos os alunos serão integrantes da Atvos, ficamos ainda mais orgulhosos do nosso propósito”, afirma Erico Baracho, gerente de pessoas e administração da Atvos. 

 

Giseli Guareschi, 20 anos, uma das alunas formadas em Manutenção de Tratores e Máquinas Agrícolas, relata que o curso contribuiu também para o desenvolvimento no campo pessoal.  “O Programa Acreditar Júnior será essencial para o meu futuro pessoal e profissional, pois tive grandes aprendizados que levarei para a vida toda. Mudou minha trajetória, aprofundou meus conhecimentos e proporcionou oportunidades que eu não teria sem o curso. Eu e os outros alunos recebemos todo o apoio e acolhimento para que saíssemos com bastante experiência para a vida e prontos para o mercado de trabalho”. 

 

Já para Ana Carolina Vieira, de 22 anos, o curso a ajudou a desenvolver habilidades que estão sendo muito importantes para a sua carreira. “Aprendi sobre sistemas e ferramentas utilizados pela unidade, e ganhei agilidade no manuseio do computador, que era um tipo de tecnologia que não fazia parte do meu dia a dia e com o qual não tinha afinidade. Graças ao Acreditar Júnior adquiri esses conhecimentos e consegui meu primeiro emprego em uma empresa grande como a Atvos, que possui um cuidado excepcional com seus colaboradores”, completa. 

 

O Acreditar Júnior já qualificou mais de 500 aprendizes no estado do Mato Grosso do Sul. Desde 2014, quando o programa de qualificação profissional foi implantado pela Atvos, mais de mil jovens foram capacitados nos quatro estados onde a empresa atua – Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.  

 

 

Sobre a Atvos 

Segunda maior produtora de etanol do país, é uma empresa de bioenergia que produz etanol, açúcar VHP e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. A empresa tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, 700 mil toneladas de açúcar VHP e 3,1 mil GWh de energia elétrica. Tem mais de 9 mil integrantes, em nove unidades agroindustriais localizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. www.atvos.com