Bolsa cai mais de 2% com mercado reagindo a atos de 7 de Setembro; dólar sobe

IVIAGORA


O dólar subia acentuadamente frente ao real nesta quarta-feira pós-feriado de 7 de Setembro, com os operadores elevando a cautela após novos ataques do presidente Jair Bolsonaro aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Às 11h48, o dólar spot subia 2,2%, a R$ 5,273.

Já a bolsa paulista adotava um viés negativo no retorno do feriado, com agentes financeiros repercutindo nesta quarta-feira potenciais desdobramentos de manifestações no país na véspera e ajustando posições ao comportamento de Wall Street na terça-feira, quando não houve negociação no pregão brasileiro.

No mesmo horário, o Ibovespa caía 2,70%, a 115.130 pontos.

As novas investidas ocorreram no feriado do Dia da Independência, quando Bolsonaro participou de atos em Brasília e São Paulo, e agora os investidores ficam de olho nas reações do Congresso e do Judiciário.

Um possível impeachment do presidente Jair Bolsonaro já passou a ser discutido por diversos partidos que até o momento não fazem oposição sistemática ao governo, mas que condenaram os discursos de Bolsonaro no dia 7 de Setembro.

Esse comportamento refletia avaliação de boa parte dos mercados de que o discurso inflamado de Bolsonaro colabora para o agravamento da tensão institucional no Brasil, o que pode repercutir negativamente sobre o desempenho econômico.

Os eventos de terça-feira mostram que Bolsonaro “tem ainda bastante apoio popular e continua sendo personagem importante no cenário político/eleitoral”, mas, “por outro lado, o ambiente institucional deve ficar ainda mais tenso”, escreveram analistas da Genial Investimentos. “O resultado será mais incerteza e volatilidade e, provavelmente, menos crescimento e mais inflação.”

Prejudicando ainda mais o desempenho da moeda brasileira, o clima no exterior também estava cauteloso em meio a temores de desaceleração do crescimento econômico, enquanto os investidores monitoravam as perspectivas para o estímulo do Federal Reserve, do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco do Povo da China.

Os ativos de risco locais “não poderão contar nem com o bom humor externo para amenizar o receio com a situação de diversas incertezas que vive o país”, disse em nota Victor Beyruti, economista da Guide Investimentos.

O índice do dólar contra uma cesta de moedas subia 0,1% nesta manhã, enquanto os futuros de Wall Street operavam no vermelho.

Na última sessão, na segunda-feira, a moeda norte-americana spot caiu 0,14%, a R$ 5,1764 na venda.