PMA de Dourados prende e autua em R$ 2 mil dono de rancho por pesca predatória e apreende 40 kg

IVIAGORA


Foi autuado por pesca predatória, por uma equipe da Polícia Militar Ambiental de Dourados, que trabalha na operação Hot Point, que está realizando fiscalização no rio Vacaria e afluentes, o proprietário de um rancho pesqueiro por pesca e comercialização de pescado produto da pesca precatória. Durante a fiscalização fluvial, os Policiais receberam denúncias relativas ao crime que era praticado pelo pescador.

A equipe foi ao rancho, localizado à margem do rio Vacaria, no município de Rio Brilhante e localizou o pescador (34) ontem (20) à tarde. No freezer do rancho foram encontrados 74 exemplares de peixes das espécies curimbatá, mandi, piau-três-pintas, piapara, traíra e pintado, pesando 40 kg, havendo vários exemplares abaixo do tamanho mínimo de captura permitido pelas normas, o que se caracteriza como crime ambiental.

Um dos peixes que estava abaixo da medida permitida por norma.

Além disso, o pescador amador, também só poderia capturar e abater um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha, conforme cota estabelecida em norma. Portanto, havia capturado pescado acima da quantidade permitida, fato que também é caracterizado como crime. Ainda, vários petrechos ilegais de pesca foram apreendidos no rancho, dentre eles, duas fisgas, cinco tarrafas e duas redes de pesca.

O infrator, residente no Distrito de Prudêncio Thomaz, em Rio Brilhante, que confessou também comercializar o pescado ilegal, recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante, onde ele foi autuado em flagrante, por crime ambiental de pesca e comércio de produto da pesca predatória e saiu da prisão depois de pagamento de fiança. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 2.000,00. O pescado será doado para instituições filantrópicas, conforme prescrição prevista em lei.