Primavera começa com chuva no Sudeste brasileiro

IVIAGORA


Para esta quarta-feira (22), há previsão de chuva para o leste mineiro incluindo a capital, Belo Horizonte (MG), além do leste de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Algumas áreas do Paraná, e sul da Bahia também recebm chuva hoje, isso por conta da passagem da frente fria próximo a essas áreas e a atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica em alto mar.

O alerta para altos acumulados nesta quarta (22), vai para o litoral paulista e fluminense, onde a chuva pode chegar de forma moderada a forte ao longo do dia.

Na faixa Norte do país, o tempo vai ficar instável em praticamente todas as áreas, com destaque para o Acre, Amazonas, e norte de Rondônia, onde os temporais ocorrem com maior intensidade. No Nordeste, tem chuva prevista em todas as áreas litorâneas com exceção do Alagoas, Sergipe e litoral norte da Bahia.

Na região Sul brasileira, o cenário é um pouco diferente. Isso porque a frente fria que estava atuando sobre a região está se afastando cada vez mais para o oceano, e há previsão de chuva apenas no leste do Paraná e extremo norte de Santa Catarina. Nas demais áreas o céu pode ficar nublado, mas não chove. Para esta quarta (22), também há previsão de queda nas temperaturas em toda a região, com chance de geada fraca e isolada na serra catarinense.

TENDÊNCIA

Para os próximos dias, a previsão é de formação de novas áreas de instabilidade, que vão provocar pancadas de chuva entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina a partir desta quinta (23). Mas o grande destque da semana será o retorno das chuvas em Goiânia (GO), Brasília (DF) e Palmas (TO), entre a quinta (23) e o sábado (25). Essa chuva é muito bem vinda a essas áreas que tem passado por um período de estiagem, mas ainda deverão ser mais passageiras e sem grandes volumes acumulados.

Mais detalhes, no AgroClima de hoje (22).