APP HÚNGARA PESA O GADO ATRAVÉS DE FOTO TIRADA DO CELULAR

IVIAGORA


Você já percebeu como a tecnologia está movendo o mundo cada vez mais rápido? A proposta da Agroninja, startup húngara é simplesmente verificar o peso do animal tirando uma foto dele, o nome do app que está sendo lançado é Beefie™. No Brasil um percentual muito baixo das fazendas tem balanças no curral, o “olho treinado” ainda é o método mais usado para pesar o gado na hora de uma venda ou negociação. A empresa estará presente no próximo Fórum Global de Inovações da Agricultura (GFIA Europe) em Utrecht, na Holanda. A empresa considera que o app será um divisor de águas para a pecuária, até porque trazer o gado até o curral simplesmente para pesá-lo pode ser estressante para o animal e pessoas envolvidas no processo.

Para pesar o gado sem ter que levá-lo no curral é um desafio que no Brasil já estamos resolvendo, a COIMMA lançou no mercado recentemente uma tecnologia para pesar o gado no pasto em tempo real, normalmente instalada onde dará acesso às praças de alimentação dos animais criando um corredor de passagem, todo animal é identificado com um brinco eletrônico que possibilidade a pesagem individual.

Como funciona a tecnologia Beefie™ O primeiro passo é fazer uma foto do animal de um ângulo perpendicular, depois disso o próprio algoritmo do app calculará o peso, não é preciso estar muito perto do animal, basta estar próximo entre 4 a 6 metros do alvo. O movimento do animal não interferirá no calculo, durante o processo o app tira várias fotos para encontrar o peso mais preciso. Essas informações podem ser guardadas no app, além do sexo, idade, tamanho e raça.

Beefie™ promete amostragens rápidas e reais, isso será importante durante o processo de engorda do animal para verificar seu ganho de peso médio diário (GMD). A empresa promete que o app é uma ferramenta confiável de tomada de decisão quando se trata de seleção pré-embarque.

Desenvolvimento de nova balança digital “Levamos mais de 2.000 testes de medição pessoalmente nas raças mais importantes. Eu tinha certeza de que, se entendêssemos o problema em detalhes, poderíamos construir uma solução tecnológica para isso”. Com esses dados em mãos, Boromisza fundou a Agroninja e começou a desenvolver uma nova escala digital que utilizaria algoritmos avançados e análise de dados.

A tecnologia utiliza fotografias tiradas de 2-6 metros de distância com sistemas Android 5.1 ou Android padrão. Isto é então ligado a um dispositivo externo para calcular pesos e dá 95% de resultados precisos, mesmo quando os animais estão em movimento ou parcialmente encobertos.

Posso baixar o App, tem no Brasil? Em contato com a empresa, eles nos disseram que estão focados no lançamento do app na Europa, mas que dependendo dos resultados positivos lá, estenderão o produto para o Brasil. Então por enquanto não é possível fazer o uso da ferramenta.