Comunicado da energisa.

IVIAGORA


A Energisa segue o plano de contingência após a forte tempestade que atingiu Mato Grosso do Sul, na sexta-feira (15/10). Nesta terça-feira (19/10) a quantidade de clientes normalizados após o impacto do temporal alcança 92%. Por hora, a distribuidora restabeleceu 15 vezes mais clientes que em dias normais de serviço.

Devido a severidade dos estragos na rede elétrica, esse índice só foi possível porque a concessionária trabalha com 10 vezes mais equipes em campo – de forma ininterrupta – para restabelecer o serviço em áreas onde ainda há falta de energia, e isso inclui reforço de outros estados do país como Mato Grosso, São Paulo, Paraíba, Sergipe, Acre, Rondônia, Minas Gerais e Tocantins. 

A concessionária segue atendendo como prioridade hospitais, unidades de saúde e situações que coloquem a segurança da comunidade em risco, como presídios. Além disso, é priorizado o atendimento ao cliente sobrevida, ou seja, pessoa que necessita de algum equipamento vital para sobrevivência. 

O Grupo Energisa conta com uma ferramenta de Alerta de Situação Climática: a Storm, empresa especializada no apoio ao setor elétrico para enfrentamento das mudanças climáticas e contratada pela Energisa para o monitoramento do clima no estado. Todos os dados apurados e repassados à concessionária fazem parte dos bancos de dados de órgãos de monitoramento ambiental, como o Instituto Nacional de Meteorologia e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Conforme análise coordenada pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) o evento climático ocorrido no estado, em relação a velocidade dos ventos, é o mais severo desde que existe medição no estado (40 anos) e, no caso de descargas atmosféricas, o mais grave, desde o começo da medição, há 25 anos.

Nos dias 14/10 e 15/10 de outubro foram registrados em Mato Grosso do Sul, ventos de até 145 km/h, e na Capital ventos de 98 km/h e. As chuvas atingiram em alguns municípios 120 mm e os raios ultrapassaram 250 mil. Foram registrados mais de 5,5 mil locais com interrupções relacionadas ao temporal, que provocou 20 vezes mais ocorrências em comparação com o padrão.

A rede elétrica foi prejudicada por inúmeras quedas de árvores, rajadas de ventos e elevado número de descargas atmosféricas, além de defeitos de altíssima complexidade como quedas de postes e rompimento de cabos. Os trabalhos são demorados, pois é necessário reconstruir centenas de trechos de redes afetadas.     

Para evitar congestionamento no 0800, a concessionária aumentou a capacidade de atendimento nos canais de comunicação para dar vazão as demandas. A Energisa reforça a população para mantenha distância e não faça intervenção na rede sozinho, nem se aproxime de cabos partidos, postes danificados; e orienta os consumidores a priorizarem o atendimento pelo WhatsApp (Gisa): (67) 9 9980-0698 e aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular.