O 8º Batalhão de Polícia Militar, “Guardião do Vale do Ivinhema”, tem se mantido na primeira posição em questão de segurança pública no Estado. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP, Nova Andradina, Dourados e Paranaíba estão em destaque no quesito segurança pública. O balanço das ações no Vale do Ivinhema com apreensões de armas de fogo, apreensões de drogas e prisões de foragidos da justiça, resultou na redução da criminalidade e maior segurança para a população.
Com diversas operações realizadas, além de atividades rotineiras que levou a abordagem de 37.969 pessoas, na prisão de 139 foragidos da justiça e mais de 1.736 pessoas conduzidas para a delegacia. Mostram ainda que foram realizadas 19.917 abordagens a veículo e 57 desses estavam com ocorrência de roubo ou furto, sendo recuperados e encaminhados às delegacias para que fossem entregues aos seus respectivos proprietários. A Polícia Militar apreendeu ainda 59 armas de fogo, 57 armas brancas e mais de mil reais em moedas falsas em ações preventivas e repressivas culminando no recolhimento dos armamentos e a prisão dos criminosos.
Ações contra o tráfico de drogas também foram bastante incisivas no ano de 2021, retirando de circulação mais de 4,2 toneladas de drogas, sendo a maioria apreensões de maconha, seguindo a apreensões de cocaína, pasta base, dentre outras. Foram realizadas mais de 332 Operações blitz preventivas, onde os condutores foram orientados sobre as leis de circulação viária, o que resultou em 4.026 notificações de trânsito, dentre esses 391 foram removidos ao Detran por irregularidades administrativas.
Além dessas ações a Polícia Militar também desempenha em seu leque de atribuições o Programa Mulher Segura, o Promuse que prioriza atendimento à mulher vítima de violência e fiscaliza Medidas Protetivas da Lei Maria da Penha, sendo realizada mais de 570 visitas técnicas.
O Comandante do 8º Batalhão de Policia Militar destaca também que houve uma redução nos crimes de furtos e roubos, e estes foram de fundamental importância para que Nova Andradina ocupasse a primeira posição. Merece destaque para a redução de aproximadamente 200% dos crimes de roubos e cerca de 130% de redução nos crimes de furto, o que demonstra que a Policia Militar tem atuado fortemente na prevenção à criminalidade.
Outro ponto destacado pelo Comandante, é a integração entre as Forças de Segurança, o trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Ministério Público, Conselho Comunitário de Segurança, AGEPEN e demais Órgãos que integram o Sistema de Segurança Pública, como o DETRAN local, fazem com que o serviço prestado à população seja com maior qualidade.
A tendência é que as reduções desses índices continuem melhorando para este ano de 2022, já que as ações estão sendo intensificadas principalmente com a chegada de novos Oficiais PM.
Nova Andradina recebeu no final do ano (2021) dois Aspirantes Oficiais e dois Tenentes e irá receber no começo do mês de fevereiro um novo Oficial Superior do posto de Major, que ocupará a função de Subcomandante do 8º BPM, isso com certeza trará maior dinamismo para as ações da Policia Militar e certamente resultará na melhoria dos índices de qualidade.
Merece ser ressaltado que somente, neste início de ano, a população já pôde perceber os reflexos dos trabalhos dos Policiais Militares, onde tivemos o atendimento de várias ocorrências com apreensões de quase uma tonelada de drogas, armas e prisões de diversos infratores, o que tem demonstrado que a Policia Militar do Vale do Ivinhema está implementando a sua forma de agir e operar com os recursos tecnológicos, e certamente resultará na redução ainda mais dos índices criminais para este ano de 2022.