A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (22/2) a Operação Corte na Tangente, que tem como objetivo atingir os líderes da organização criminosa que atuam na prática reiterada dos crimes de contrabando e descaminho, com aquisição de mercadorias estrangeiras no Paraguai e envio aos grandes centros consumidores, principalmente do Estado de São Paulo.
Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, em Nova Alvorada do Sul/MS. A Justiça Federal de Dourados/MS determinou o sequestro de valores em contas bancárias no montante de mais de R$ 3 milhões, além de bens móveis e imóveis dos líderes da organização criminosa. A deflagração da operação contou com a participação de 32 policiais federais.
No curso das investigações, observou-se não somente o fluxo intenso de mercadorias e cooptação de dezenas de pessoas para a prática do contrabando e descaminho desde a origem até o destino final, mas também a constatação de fluxo financeiro de grande vulto do principal líder, mediante a utilização de contas bancárias de terceiros para ocultação patrimonial e alimentação de recursos para a continuidade e permanência da organização.
A operação tem este nome em alusão ao apelido do alvo líder do grupo criminoso e o objetivo de afastá-lo permanentemente da organização criminosa.
Será realizada coletiva de imprensa, às 15h, na Delegacia de Polícia Federal de Dourados/MS, com a participação da Polícia Federal e Ministério Público Federal, para divulgação de números do balanço inicial da operação.