As unidades da Adecoagro no Brasil receberam importantes reconhecimentos nacionais neste início de 2022 e final do ano de 2021: o Selo Agro Mais Integridade, conferido pelo MAPA - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e o Prêmio Nacional de Qualidade de Vida PNQV®, da Associação Brasileira de Qualidade de Vida.
Pelo quarto ano consecutivo, a Adecoagro teve suas boas práticas de integridade, responsabilidade social, sustentabilidade e ética reconhecidas pelo MAPA. O prêmio é pioneiro entre os ministérios do governo federal na implementação de um selo setorial alinhado ao Programa de Fomento à Integridade Pública (Profip), da Controladoria-Geral da União (CGU). Durante a solenidade de premiação, Tereza Cristina, Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, ressaltou sua expectativa de que cada vez mais empresas e cooperativas do setor agropecuário alcancem a excelência em integridade, resultando em um cenário favorável.
Renato Junqueira Santos Pereira, vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia, e Leonardo Berridi, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, destacam que o respeito pelas pessoas e pela terra faz parte do DNA da empresa. “Integridade está presente em nossas ações econômicas, sociais e ambientais, pilares de nossa sustentabilidade”, pontuam os executivos. Além da Adecoagro, outras 16 empresas foram premiadas.
Prêmio Nacional de Qualidade de Vida PNQV®
Além da premiação realizada pelo MAPA, a Adecoagro foi reconhecida como Empresa Prata em Boas Práticas de Qualidade de Vida, pela iniciativa “Pra Você! Programa de Qualidade de Vida Adecoagro”. Os fundamentos de excelência da gestão considerados na avaliação das empresas foram: conhecimento do cliente e do mercado, responsabilidade social, liderança e constância de propósitos, visão de futuro, orientação por processos e informações, valorização das pessoas, geração de valor, pensamento sistêmico, aprendizado organizacional, cultura da inovação e desenvolvimento de parcerias.
Entre as 16 empresas selecionadas, a Adecoagro foi a única do setor sucroenergético a ser premiada. Para Ronaldo Mendonça, Diretor de Gente & Gestão, é uma grande satisfação receber o reconhecimento pelos esforços e investimentos realizados na promoção da saúde e segurança, bem-estar e valorização dos colaboradores e colaboradoras, com o objetivo de engajá-los cada vez mais aos propósitos da organização.
Sobre a Adecoagro
Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 13,7 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (novembro de 2021), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.
Franciene Cristina da Silva, Gerente de Saúde, Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa da Adecoagro, recebeu o prêmio nacional que reconhece o investimento da Companhia no bem-estar das pessoas
Renato Junqueira Santos Pereira, vice-presidente de Açúcar, Etanol e Energia, e Leonardo Berridi, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios, receberam o reconhecimento das mãos de Tereza Cristina
Ministra do Meio Ambiente, Pecuária e Abastecimento.