Com a concessão de incentivos fiscais definida na última terça-feira (22), a empresa, que atua no ramo de processamento de grãos, deve inciar suas atividades ainda no primeiro semestre de 2022, gerando cerca de 150 novos empregos
Na última terça-feira (22), o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, com o apoio do Governo Estadual do Mato Grosso do Sul, assinou o termo de concessão de incentivos fiscais para a implantação da empresa Aliança Agrícola do Cerrado, que atuará no ramo da agricultura no município. Com a implantação da nova empresa, serão gerados cerca de 150 novos postos de trabalho.
Na ocasião estiveram presentes, além do chefe do executivo, o Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Estadual, Paulo Corrêa, o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico Produção e Agricultura (Semagro), Jaime Verruck, representando o governador Reinaldo Azambuja.
Representando as empresas envolvidas, estavam o diretor geral da empresa Aliança agrícola do Cerrado S.A, Danilo Dalia Jorge, o Diretor da região da américa latina do grupo Sodrugestvo, Régis Lemes e o diretor operacional do grupo Sodrugestvo, André Luiz Bonifácio.
Os vereadores Eliane de Oliveira Souza, Nivaldo Vieira Marques, Jaime do XV, Nivaldo Reis, Renatinho e o presidente da Câmara, Mauricio do XV que são da base governista também marcaram presença no ato de concessão aos incentivos fiscais.
Segundo o Secretário Jaime Verruck, a implantação da nova empresa é uma das ações que vem sendo planejadas desde o início do governo.
“Trilhamos os caminhos que devemos seguir, e um deles é a diversificação da base produtiva, aumento da produção do estado do Mato Grosso do Sul, e atração de
novas indústrias e agregação de valor para a nossa matéria prima, e isso agora está acontecendo”.
Já o prefeito de Bataguassu, Akira Otsubo, reitera que gerar empregos é um de seus maiores compromissos de mandato.
“Se vocês [cidadãos de Bataguassu] acreditarem e confiarem na nossa cidade, eu sei que virão futuramente outras empresas. A população pode ter certeza de que vamos trabalhar muito para criar mais empregos, que é o nosso principal objetivo”.
De acordo com o Diretor geral da empresa Aliança Agrícola do Cerrado, Danilo Jorge, a implantação da fábrica trará muitos benefícios.
“O objetivo desse projeto, que está muito ligado à nossa missão de fornecer produtos e serviços de forma sustentável, visando o desenvolvimento dos nossos colaboradores e do agronegócio. Estamos desde dezembro com o cronograma fechado, prontos para começarmos em junho’’, explica.
Processamento de Grãos
A planta industrial está sendo reativada utilizando-se da estrutura anteriormente administrada pela Socind, antiga Soccepar, que estava com as suas atividades paralisadas há 12 anos. A estimativa de produção anual é de 375 mil toneladas de farelo de soja, 100 mil toneladas de óleo degomado e 15 mil toneladas de casca de soja.
Prodebata
A implantação da empresa foi possível perante previsão em lei Municipal n° 2.195 de 14 de agosto de 2014 que dispõe sobre o Programa de Desenvolvimento de Bataguassu (Prodebata), o qual possibilitou a aprovação dos incentivos pelo conselho municipal de desenvolvimento de Bataguassu em 07 de março de 2022.
Sobre a Sodrugestvo
Fundada em 1994, o Grupo Sodrugestvo é um grupo agroindustrial internacional sediado em Luxemburgo, na Europa Ocidental. Ao longo dos últimos anos, conquistou uma posição de destaque no cenário global, alcançando um
faturamento bruto superior a US$ 3 bilhões e consolidando-nos como uma das maiores empresas do segmento na Europa.
Em 2009, as operações foram iniciadas no Brasil com a comercialização de grãos. Posteriormente, passaram a atuar no esmagamento de soja, produzindo farelo e óleo, armazenagem de grãos e prestação de serviços de transporte. Atualmente, a empresa possui uma sede no estado de São Paulo, com crescimento consistente no segmento de exportação e atuação estratégica nos maiores estados produtores de soja no Brasil