Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água (22 de março), a Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, realizará uma ação educativa em 28 escolas das redes estadual e municipal de quatro cidades de Mato Grosso do Sul: Costa Rica, Deodápolis, Glória de Dourados e Nova Alvorada do Sul. Mais de 6.800 alunos do Ensino Fundamental I e II receberão a cartilha ilustrada “Água: Recurso Fundamental para Renovar o Amanhã”, desenvolvida pela companhia e que traz, de forma lúdica e ilustrativa, conselhos e dicas comuns para estimular o consumo consciente do recurso hídrico. A ideia é que os estudantes adotem essas práticas no dia a dia e as repliquem dentro de casa junto com os familiares e as comunidades.

 

Conduzida pelos multiplicadores da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das unidades Costa Rica, Eldorado e Santa Luzia, localizadas no estado sul-mato-grossense, a iniciativa também está sendo desenvolvida nas escolas de mais cinco municípios onde a Atvos atua: Cachoeira Alta, Mineiros e Perolândia, em Goiás; e em Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, em São Paulo. Ao todo, cerca de 10 mil estudantes receberão o material informativo, que também destaca as ações de responsabilidade ambiental adotadas em todo o processo produtivo das unidades agroindustriais da Atvos. A cartilha conta, ainda, com atividades lúdicas sobre o tema “água”, caça-palavras, quiz e palavras cruzadas.

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.