Três caçadores, o pai e dois filhos, de 63, 44 e 39 anos, foram presos por Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Parques Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, que trabalham na operação Semana Santa, ontem (16) às 19h00, quando praticavam caça ilegal, com armas e munições ilegais, em uma estrada vicinal no município de Jateí, que dá acesso à cidade de Novo Horizonte do Sul.

 

A prisão deu-se, quando os Policiais realizavam fiscalização na região com o objetivo de que pescadores, caçadores e outras pessoas acessem a área do Parque para a prática de crimes ambientais e também do entorno e abordaram os infratores, que estavam em um veículo Toyota Hillux. Os homens negaram ter armas no veículo, porém, os policiais desconfiaram da prática de caça e na vistoria foram encontradas embaixo do banco traseiro uma espingarda calibre 32 e duas espingardas calibre 28 e, embaixo do banco dianteiro, 14 cartuchos para as espingardas, sendo cinco de calibre 32, três de calibre 28 intactos e seis deflagrados de calibre 28, além de 21 espoletas e dois recipientes com chumbos e 11 recipientes com pólvora.

Armas e munições apreendidas.

Os produtos não tinham documentação e foram apreendidos. Os homens confessaram que praticavam uma caçada na região, mas ainda não teriam abatido nenhum animal. Os infratores, residentes em Novo Horizonte do Sul, receberam voz de prisão e foram encaminhados à delegacia de Polícia Civil de Jateí, onde eles foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e munições e saíram depois de pagar fiança de R$ 2.400,00 cada, perfazendo R$ 7.200,00. Se condenados poderão pegar pena de dois a quatro anos de prisão. A caçada então acabou frustrada