Nesta quinta-feira, 12 de maio, é celebrado o aniversário de 42 anos de Costa Rica (MS). Localizado a 327 km da capital Campo Grande, o município se destaca por suas atividades no agronegócio e pela prática de esportes de aventura. Importante parceira nessa trajetória, a Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, parabeniza Costa Rica e segue firme no seu objetivo de contribuir com o desenvolvimento econômico, social e ambiental local.

 

Com uma unidade agroindustrial que leva o mesmo da cidade, a Atvos atua há 10 anos na região produzindo etanol e cogerando energia limpa e sustentável. Atualmente, a Unidade Costa Rica conta com mais de mil integrantes e emprega outros três mil de forma indireta.

 

“É com muita alegria que parabenizamos o município de Costa Rica por esses 42 anos de protagonismo no norte do estado de Mato Grosso do Sul e pela forte contribuição para o progresso do agronegócio no Estado, alavancando o setor sucroenergético no Brasil. A Atvos tem orgulho de fazer parte da história da cidade e reforça o nosso compromisso de continuar apoiando iniciativas que fomentem o desenvolvimento da região”, declara Marcelo Fiomari, diretor superintendente do Polo Taquari da Atvos.

 

Por meio do programa de iniciativas socioambientais da companhia, mais de 9 mil pessoas das comunidades locais já foram beneficiadas desde 2012, a partir de projetos de diferentes áreas. É o caso do Núcleo de Mediação de Conflitos, voltado para solucionar desentendimentos e impasses dos moradores da região, evitando assim a judicialização de processos e implantando a cultura de pacificação.

 

Moradora de Costa Rica há 17 anos e colaboradora da Atvos desde a chegada da empresa no município, Analubia Prado acompanhou de perto o processo de implantação do empreendimento, que teve grande participação no desenvolvimento da cidade. “Vejo que muito dessa evolução aconteceu por conta da parceria com a Atvos, que gera emprego e renda, fomenta toda a cadeia de fornecimento e também promove ações socioambientais importantes na região”, comemora a assistente da área de faturamento da empresa.

 

A Unidade Costa Rica possui capacidade instalada para processar e moer 3,8 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, produzir 360 milhões de litros de etanol , volume suficiente para movimentar aproximadamente 7,25 milhões de carros compactos, e cogerar 300 GWh de energia elétrica limpa e renovável a partir da biomassa, potência capaz de abastecer uma cidade com cerca de 1,44 milhão de pessoas.

 

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.