Política
Regionalização é principal aposta de Odilon e Reinaldo para a saúde
IVIAGORA
Demora para a realização de exames, filas e melhora na qualidade do atendimento são reivindicações comuns da população quando o assunto é a saúde. Para resolver esses problemas, os dois candidatos que disputam o segundo turno das eleições para o Governo de Mato Grosso do Sul apostam na regionalização do setor.
Reinaldo Azambuja (PSDB), disse na eleição pasada que era contra a reeleição, mas tenta novamente a reeleição, afirma que já deu início a essa iniciativa durante o primeiro mandato e para os próximos quatro anos quer ampliar a rede nos principais polos para dar mais “capilaridade ao atendimento”.
“Aliado a isso, manteremos a Caravana da Saúde, que é um programa que se provou eficaz na regularização das filas de cirurgias”, afirma o candidato tucano.
Juiz Odilon
Em entrevista ao Campo Grande News, Juiz Odilon de Oliveira (PDT) promete investir pesado na atenção básica em parcerias com os municípios do interior. Com a prevenção dos problemas de saúde, as redes de média e alta complexidade seriam desafogadas.
Isso seria feito com o funcionamento dos hospitais nas principais cidades do estado, levando “a medicina para todas as cidades, com médicos, enfermeiros, laboratórios clínicos de forma permanente”, explica.
Além disso, o candidato pretende implantar a telemedicina em Mato Grosso do Sul, promovendo o diagnóstico e o monitoramento do paciente à distância com médicos especialistas e sob o acompanhamento de um clínico geral, facilitando o atendimento para a população do interior.
O segundo turno está marcado para o dia 28 de outubro.