Como em anos anteriores no período de piracema, quase 03 de tonelada de resíduos foi retirada em uma ação de limpeza do rio Dourados, promovida pela Colônia dos Pescadores Artesanais de Fátima do Sul, com participação da Polícia Militar Ambiental de Dourados, pescadores e voluntários da comunidade do município de Fátima do Sul no neste dia (15).
Entre os resíduos retirados que encheu um caminhão F-4.000 havia pneus, cadeiras, carcaças de máquina de lavar, mesas, tambores plásticos e de lata, ventiladores dentre outros. Os trabalhos foram realizados, desde a ponte da cidade de Fátima do Sul, até o local denominado 5ª linha e participaram dezenas de embarcações e varias pessoas.
Os resíduos foram levados para o aterro sanitário do município de Fátima do Sul. Durante a coleta dos resíduos, a equipe da PMA ainda reclheu anzóis de galho e redes de pesca que estavam armados ilegalmente no rio. O objetivo do trabalho é promover a Educação Ambiental e de chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio, bem como a degradação das suas áreas de preservação permanente.
Foi retirada quase o dobro de resíduos das limpezas ocorridas em anos anteriores, infelizmente, porém, trabalhos deste tipo tem efeito de médio e longo prazo, ao influenciar as novas gerações, para a conservação ambiental, como forma de manutenção de qualidade de vida.
Segundo a Presidente da Colônia de Pescadores Z-10 de Fátima do Sul Dona Maria Antônia esse trabalho voluntario da entidase é realizado a 23 anos.