A Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul tem monitorado as áreas de incêndios florestais que assolaram a região do Pantanal. Com as chuvas que ocorreram no último domingo as chamas, em grande parte do estado, foram controladas. As imagens de satélites analisadas pela PMA mostram o controle dos incêndios.
Desde o início dos incêndios a Polícia Militar Ambiental vem monitorando as áreas, buscando identificar os pontos de início do fogo. Com o controle das chamas será possível iniciar as vistorias, verificando se há indícios de ação antrópica e os possíveis responsáveis.
Além disso, a PMA tem realizado o monitoramento ativo no entorno das áreas queimadas, buscando proteger a fauna silvestre e realizar os resgates animais que forem necessários. Foi o que ocorreu em Miranda, na última sexta-feira (17.10), quando a PMA realizou o resgate de um tucano (filhote) que provavelmente fugia das áreas queimadas.
Nesta segunda-feira (20.11), dando continuidade ao monitoramento ativo, a PMA de Miranda se deparou com uma sucuri, a qual, apesar de ter sido encontrada em uma área queimada, não apresentava sinais de ferimento ou indícios de necessidade de resgate, permanecendo em seu ambiente natural.