O ex-diretor de Estabelecimentos Penitenciários do Paraguai, Domingo Bazán Rojas, foi executado por pistoleiros na manhã desta quinta-feira (23). Rojas comandou a Penitenciária de Pedro Caballero, cidade separada por uma rua de Ponta Porã (MS) e há dois anos foi ameaçado de morte pelo “Clã Rotela”, facção criminosa paraguaia rival do PCC (Primeiro Comando da Capital).
A execução ocorreu em Concepción, cidade a 200 km da linha internacional. Domingo Roja seguia de carro pela rodovia Ruta 05, tendo como destino a Penitenciária Regional da cidade, onde prestava serviço.
Perto do Campo de Exposições Nanawa, foi atacado por dois pistoleiros de moto. Rojas parou o veículo no meio da estrada e correu a pé até uma propriedade rural, mas foi perseguido pelos matadores e executado.
Investigadores da Polícia Nacional afirmam que o servidor estava armado e chegou a trocar tiros com os bandidos. Entretanto, ficou sem munição e saiu correndo do veículo, mas não conseguiu se salvar.
Em 2021, o Clã Rotela cobrou melhores condições para seus integrantes nos presídios paraguaios. Em áudios, a facção advertiu que Domingo Roja e sua família corriam perigo se as exigências não fossem atendidas.
CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS