Um lobo-guará foi filmado na tarde desta quarta-feira (24) dormindo no meio da plantação de soja em uma fazenda próximo ao Corrego Azul em Ivinhema/MS.
O vídeo mostra o momento em que o animal se assusta com o barulho do trator e sai caminhando lentamente pelo meio do plantio de soja.
O registro foi feito nesta quarta-feira pelo funcionário da fazenda onde trabalha, José Polato.
"Eu vi ele várias vezes, mas nunca consegui filmar ou tirar fotos, hoje eu consegui, ele vive descansando no meio da plantação, ele é bem manso", disse Polato.
Na região de Ivinhema, tem vários lobos-guarás, mas é muito difícil encontrar eles.
A espécie
Segundo informações do Instituto Pró Carnívoros, o lobo-guará habita áreas de vegetação aberta incluindo campos, cerrados e florestas de cerrado. São encontrados ao longo da América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai.
A espécie é onívora e sua dieta incorpora uma grande variedade de itens, que variam de acordo com a estação do ano. Além de comer frutos, o lobo também se alimenta de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.
Com pelagem de um vermelho-dourado forte e longos pelos pretos em forma de crina, os lobos-guará são animais territorialistas, e embora dividam o mesmo espaço físico, casais da espécie raramente entram em contato, exceto durante a estação reprodutiva.
Durante esse período, ambos emitem vocalizações características. São monógamos facultativos, já que os machos não são absolutamente necessários para cuidar dos filhotes, e comumente mantém o mesmo casal. Na maioria das vezes, pai e mãe cuidam dos filhotes juntos até os 4 meses, depois revezam nos cuidados.
São solitários, no geral. Rogério explica que o casal permanece junto entre 3 e 4 semanas durante o período reprodutivo, que ocorre do meio de fevereiro a início de abril. Depois se encontram novamente se a fêmea tem filhotes.
"Só vivem em família até um ano, no máximo um ano e meio depois dos filhotes. A partir de uns 10 meses, já não ficam tão juntos com os pais. Não formam grupos sociais mas têm muita interação social a distância, por meio de feromônios na urina, fezes e pela comunicação vocal", conta.
Para quem tinha dúvidas, o biólogo explica que não existe comprovação científica de que os lobos-guará se alimentam de fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum) para eliminar vermes. O que se sabe é que comem grandes porções da fruta, para as quais o animal é o principal dispersor de sementes.