Policiais Militares Ambientais de Batayporã realizavam fiscalização ambiental nas propriedades rurais no município de Nova Andradina, e localizaram nesta sexta (26) à tarde, uma carvoaria que funcionava de forma ilegal nas proximidades da MS-141, a 65 km da cidade.

No local foi constatada a existência de 18 fornos do tipo rabo quente em atividade. Em contato com proprietário, foi solicitada a Licença de Instalação e Operação para carvoaria, o qual informou não possuir.

Desta forma contrariando as normas ambientais vigentes, a equipe realizou o cálculo do volume métrico do material lenhoso (eucalipto) que já havia sido carvoejado e estava disposto em sacos para comercialização. Foram apreendidos 212m³ de carvão.

As atividades foram paralisadas e a empresa com domicilio jurídico no município de Nova Andradina, foi autuada administrativamente e foi multada em R$30.600,00 (trinta mil e seiscentos reais) por construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes.