Pensar em turismo sul-mato-grossense acaba nos levando para cidades que costumam estar em destaque como, por exemplo, Bonito. Mas há muito mais por aqui e mostrando isso na prática, a região turística “Vale das Águas” une três municípios como sugestão de viagem.

Compondo a área estão Ivinhema, Nova Andradina e Taquarussu focando na natureza. Por isso, se está pensando em viajar, considere passar pela área e conhecer mais uma região do Estado. 

Ivinhema

O município se destaca com o foco no Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema e, além disso, com a produção de artesanato.

“O Rio Ivinhema é um curso de água que banha o Estado de Mato Grosso do Sul e percorre diversos municípios. Pertence à sub-bacia do Rio Paraná, sendo que a bacia hidrográfica do Rio Ivinhema apresenta a forma de um retângulo”, descreve o relatório do Ministério do Turismo.

Entre os principais eventos relacionados ao turismo estão o Carnaval, encontro de Fuscas e carros antigos, Festa Junina, encontro de motociclistas e eventos de bicicleta. 

Nova Andradina

Segundo relatório do Ministério, o foco de Nova Andradina une o turismo rural e de contemplação da natureza. “Por ser o maior município de sua região, o turismo de negócios e eventos, mais precisamente ligados às atividades agropecuárias, tem força”, completa.

Como destaques, os atrativos apresentados pelo município são a Casa do Artesão de Nova Andradina, o Pesqueiro Campestre, Museu Municipal, Parque de Exposições Henrique Martins e a Paróquia Santuário Imaculado Coração de Maria.

Na Casa do Artesão é possível encontrar peças feitas com madeira, biscuit, tecidos, cabaças, telas, crochê e outros. “Também estão disponíveis no local peças decorativas inspiradas na cultura pantaneira e na criatividade dos artesãos como temas religiosos e esotéricos”.

Já para quem quer seguir para algo mais vinculado à natureza, o pesqueiro é o mais indicado. 

Taquarussu

Para fechar a lista da região, Taquarussu destaca as áreas de várzea e biodiversidade preservadas.

“Tendo como principal produto turístico o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, Estação Ecológica Veredas de Taquarussu e o Assentamento Bela Manhã propícia ao turismo de Observação de Aves”.

O relatório também inclui o turismo de pesca, assim como o ciclismo.

Sobre o Parque Estadual das Várzeas do Ivinhema, o município é o único que está totalmente inserido na área de proteção. “Foi criado para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, tais como: o cervo-do-pantanal, o bugio, a lontra, a anta, a jaguatirica e a onça-pintada; garantir a proteção dos sítios históricos e arqueológicos”. 

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS