A Receita Federal apreendeu, durante fiscalização, diversos fuzis desmontados que estavam sendo trazidos dentro de caixas de som. A primeira apreensão foi na aduana brasileira, depois com auxílio da Polícia Federal em um hotel onde os suspeitos estavam hospedados.
A ação resultou na apreensão de dois veículos alugados, com seis caixas de som usadas pra transportar as peças de fuzis, diversas munições pra diferentes tipos de armas e anabolizantes.
Os fuzis apreendidos têm grande poder de fogo e segundo a polícia federal, são utilizados por organizações criminosas com maior potencial financeiro, em ações violentas, como as cometidas pelo chamado novo cangaço.
Assaltos a bancos, carros-fortes e crimes planejados, cometidos em diversas regiões do país. Bandidos munidos com armas de última geração. Esses crimes só são possíveis porque os cabeças conseguem ter acesso ao armamento pesado e restrito. E uma das principais portas de entrada é a ponte internacional da amizade, que liga o Paraguai ao Brasil.
Segundo informações, com as peças apreendidas seria possível montar pelo menos 30 fuzis, o que ultrapassaria o valor de R$ 1 milhão e meio em prejuízo ao crime organizado. Motorista e passageiro são brasileiros, naturais de São Paulo. Eles não tinham passagem anterior pela polícia. Agora, vão responder pelo crime de tráfico internacional de armas.