Em site que cria notícias falsas, chove 'matérias' de Campo Grande

IVIAGORA


Que existem muitos “leitores de títulos”, isso ninguém tem dúvidas. A enxurrada de fake news compartilhada no período eleitoral provou isso. Agora, outra leva de notícias falsas tem sido usada para falar de Campo Grande e Mato Grosso do Sul.

Tudo começou com uma postagem circulada nas redes sociais de um jovem de Miranda, município a 209 quilômetros da Capital, que teria engravidado cerca de 16 mulheres em uma festa de 15 anos realizada no dia 12 de fevereiro. A publicação, inclusive, usa o nome do Campo Grande News na postagem falsa.

Em seguida, outra “notícia” que já rendeu mais de 3 mil compartilhamentos fala sobre o comportamento do campo-grandense, com título: “Com muita pose e pouca grana, Campo Grande é a capital dos dublês de ricos”.

Outras publicações falsas que levam o nome Campo Grande falam sobre o preço do salgado em uma universidade particular da cidade e até produtos para evitar rugas.

  André diz conhecer o rapaz de Miranda que foi vítima de fake news. (Foto: Henrique Kawaminami)André diz conhecer o rapaz de Miranda que foi vítima de fake news. (Foto: Henrique Kawaminami)

Pelas ruas de Campo Grande, o público diz conhecer as manchetes falsas que estão rolando pelas redes sociais. O vendedor André Brittes, de 22 anos, jura que conhece o rapaz de Miranda e ainda diz que o amigo deu risada ao saber da notícia. “A gente até mandou a notícia brincando que ele ia ser pai, minha irmã conhece ele, mas todo mundo deu risada, até ele”, diz.

Já o caso do “dublê de rico” repercutiu bastante na timeline da dona de casa Eliane de Souza, de 25 anos. “Essa apareceu várias vezes pra mim, até achei que era verdade, mas fiquei curiosa e entrei. Vi que era falso”, diz.