Sul-coreanos batem martelo e Anaurilândia terá maior usina fotovoltaica do mundo


Anaurilândia já pode comemorar: depois de várias reuniões, o município venceu uma dura disputa contra várias outras cidades do país e ganhou a briga pela instalação da usina fotovoltaica do Korean System Business, que trará ao município um investimento de US$ 1,5 bilhão - mais de R$ 6 bilhões.

Assim como os números, o projeto é grandioso. Trata-se da maior usina do gênero no mundo. Além da Usina, a planta contará, também, com uma fábrica de painéis solares e uma fábrica de lâmpadas de led.

Não foi divulgado o número de empregos que a usina gerará, mas eles serão contados aos milhares.

Com a certeza da vinda da Usina, Anaurilândia espera, também, uma corrida por empresas-satélite, que sempre se instalam onde estão as grandes empresas.

O Plenário da Câmara ficou lotado para os cidadãos receberem as boas-novas, Foto: Ricardo OjedaO Plenário da Câmara ficou lotado para os cidadãos receberem as boas-novas, Foto: Ricardo Ojeda

O SIM

Um grupo composto de mais de 13 empresários sul-coreanos chegou à cidade por volta das 12h45 deste domingo. 

O prefeito Edinho Takazono esperou a comitiva na entrada da cidade, de onde foram conhecer a área que será instalada a usina. Depois disso, eles vieram à Câmara Municipal onde mais de 100 pessoas estavam aguardando a chegada dos investidores.

O prefeito abriu a reunião e após fazer as considerações, passou a palavra ao presidente do grupo KSB, que abriu seu discurso com a notícia de que Anaurilândia havia sido a escolhida para receber o investimento.

De acordo com os sul-coreanos, a alta incidência de sol sobre a cidade foi o fator decisivo para a escolha. A partir de agora, os investidores terão de esperar cerca de oito meses para a obtenção de todas as licenças ambientais.

REUNIÃO COM O GOVERNADOR

O grupo de investidores e autoridades de Anaurilândia se reunirão amanhã, 29, com o governador Reinaldo Azambuja para sacramentar a boa notícia, que deve mudar o cenário de Anaurilândia e a sua participação no PIB do Estado.