Centenas de municípios não conseguem se manter com recursos próprios.

IVIAGORA


Municípios não conseguem se sustentar com recursos próprios. São centenas deles que não têm capacidade de gerar receita, porque a renda da população tem como origem as atividades na prefeitura e na Câmara de Vereadores, e outras atividades que são insuficientes.

Em varias cidades brasileiras, mais de 80% dos trabalhadores formais estão atrelados ao setor público municipal. A maior parte desses municípios tem uma população de até quinze mil habitantes. Em vários deles  o orçamento é mais engessado e a população sofre com a falta de serviços públicos.

O custo é alto para manter essas cidades e isso penaliza o principal objetivo da criação delas, que é ficar mais perto da população e oferecer mais bem estar.

Em muitos casos, a situação dos pequenos municípios é ainda mais grave, vivem de vebas repassados por parlamentares, e tem cidades que recebem da União o Fundo de Participação para tentar se manter viva.

Os prefeitos destas cidades muita das vezes são crucificados, por falta de conhecimento da população ou adversários, que sabem ou desconhecem as receitas, e utilizam contra quem esta no poder publico. E muitas vezes não sabem que eles tem que escolher, entre pagar a folha, dividas ou investir em outros setores. Se não o fizer corre risco de ser processado, cassado e terminar o resto da vida preso e pagando o preço pela má escolha.

Isso também ocorre com as pequenas e medias cidades, que o prefeito vive com pires na mão, batendo nas portas dos parlamentares atras de recursos, para sanar as contas do município e investir em todas as áreas, para manter o bem estar da sua população.