Presidente de entidade contesta números de IBGE.

IVIAGORA


O Presidente da ACIIV – Associação Comercial e Industrial de Ivinhema, Valentim Peixoto, contesta a contagem populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta semana. De acordo com os dados do preliminares do IBGE, o município de Ivinhema teria registrado 23. 187 moradores e numero de eleitores é de 19.044, que da em torno de 4.143 pessoas. Para o Presidente a  estimativa hoje cerca de 30 mil moradores residem em Ivinhema.

A contagem populacional é um importante instrumento de arrecadação dos municípios. “Interfere no Fundo de Participação do Município. E também nos repasses para educação e saúde”, explica Valentim,

Que também contesta os números da cidade de Novo Horizonte do Sul que segundo o IBGE, a população não passa de 3.814 moradores e numero de eleitores é de 3. 897, sendo que o numero de eleitores ultrapassa numero de pessoas. Ele calcula que no município vivam pelo menos 5 mil pessoas atualmente.

“E notório, só não vê quem não quer, em Ivinhema foi criado mais três bairros e construído centenas de casas populares, fora as construções erguidas em bairros nobres e de classe media, por isso causa espanto pra todos. Ivinhema dentre o interior, é a cidade que mais se desenvolveu, e abril vários estabelecimentos comercias, e não acha casa para alugar”. Disse ele

“Eu pergunto para varias pessoas na cidade, milhares delas disseram que o IBGE nunca os entrevistaram, ai eu pergunto, qual método que eles utilizam para chegar a esse numero?. Na minha humilde opinião é muito difícil de entender o que ocorre com nossa cidade, parece que é perseguição, gostaria muito que os responsáveis pele instituto viessem aqui em Ivinhema e fizessem a recontagem, podemos acompanhar, se for o caso  ajudamos na contagem”. Questionou Valentim.

Outro município que sofre com isso e Novo Horizonte do Sul, que percentagem de eleitores, é maior do que a quantidade de Moradores, com isso o município perde muito no repasse.