Menu
14 de outubro de 2019
10º min
16º min
07/10/2019 às 14h41

Polícia Militar informa sobre o serviço 190 e site de denúncias para área de atuação do 8º BPM


iviagora

A Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul, buscando melhorar o atendimento e os serviços prestados para a população, vem desenvolvendo novas ferramentas que visam agilizar o serviço policial. O 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM) além de implantar um novo sistema de recebimento e despacho de ocorrências, lança também um site para acesso de todos que queiram fazer algum tipo de denúncia.

O comandante do 8º BPM, tenente coronel André Henrique de Deus Macedo, como forma de melhorar e intensificar o policiamento preventivo vem divulgar a ferramenta de denúncia ALERTA CIDADE, que tem como objetivo principal servir de canal de comunicação entre a população e a polícia, levando assim a realização da filosofia de Polícia Comunitária.

O crime está acontecendo? É emergência?
Ligue 190 e então o atendente fará o despacho de viatura de radiopatrulha para o local informado e atenderá a ocorrência. Ao ligar especifique ao atendente qual a sua demanda. Todos os dados serão registrados, por isso lembre-se sempre de informar o máximo possível de detalhes sobre as pessoas envolvidas (nome, apelido, características físicas, roupas que estão usando, se estão de posse de arma de fogo), endereço correto (nome da rua, número da casa, característica do local, iluminação, visibilidade), veículos envolvidos (marca, características, cor, placas, adesivos, batidas), objeto de delito (com a identificação mais precisa possível sobre o fato registrado: agressão sofrida, dano ocasionado, porte de arma, sinal sonoro perturbador, drogas, contrabando, etc), testemunhas que visualizaram o fato (nome, apelido, características físicas, roupas que estão usando), algum equipamento audiovisual que tenha registrado o fato (câmera de monitoramento, máquina fotográfica, filmadora, aparelho celular, gravador de voz, etc). Embora seja trabalhoso coletar essa quantidade de dados, é de suma importância para o trabalho policial no local, para que seja possível uma atuação mais técnica, segura e eficiente por parte da equipe de atendimento e radiopatrulha.

É um fato que ocorre com freqüência, mas que no momento não está ocorrendo e existe uma habitualidade de horários e locais mais específicos, assim como pessoas em atitudes suspeitas que possam estar cometendo delitos e causando medo na região?
A respeito das denúncias de casos que não sejam no momento urgente e não demande um pronto-atendimento, o cidadão precisa reunir o máximo possível de detalhes para realizar a denúncia, pois facilita assim o entendimento do fato que está ocorrendo, assim como verificar se é um crime, e se em andamento ou já ocorrido, e ainda se é um fato não criminoso, mas que interfere na segurança pública. Essas informações são importantes para o devido direcionamento do fato denunciado (exemplo: falta de iluminação pública – prefeitura; crime em andamento – polícia militar; crime ocorrido – polícia civil; pessoas feridas – SAMU e Corpo de Bombeiros).

As localidades de ocorrência de furtos, roubos, tráfico de drogas, porte de arma, que causam insegurança e diminuição da qualidade de vida dos moradores, horários de maior ocorrência, dias da semana e pessoas em atitude suspeita podem ser registradas como forma de aprimorar o planejamento operacional da Radiopatrulha e da Força Tática, assim como subsidiar também a ação das equipes Ronda Escolar e Guarnição de Trânsito. Desta forma é possível direcionar durante o serviço de rotina das equipes alguns locais, dias da semana e horários mais importantes para determinadas ações.

Essas denúncias ajudarão a planejar o policiamento em locais, dias e horários de forma mais efetivo, pois a participação comunitária é muito importante para a legitimação e resultado do serviço prestado. A reunião de dados obtidos garante uma melhor distribuição do efetivo e dos recursos materiais empregados, assim como o direcionamento de determinadas demandas para os órgãos competentes.

Importante salientar que o serviço de emergência continua sendo realizado de forma normal, onde o atendimento da radiopatrulha será realizado de forma imediata para a resolução da situação informada e o restabelecimento da ordem pública.

O canal criado para denúncias de quando o crime não esteja ocorrendo naquele momento, é o ALERTA CIDADE, um site que proporciona ao cidadão denunciar também situações que ocorrem em sua região e que trazem problemas, medo e crime, dificultando assim a qualidade de vida das pessoas da localidade. Sendo possível aos gestores públicos, cada um em sua área de atuação, lançar mão de planejamento e ações para a resolução.

Tanto pelo telefone 190 como pelo site, você pode denunciar foragidos da justiça, esconderijos de armas e drogas, crimes que já ocorreram, que estão em andamento ou que tenha conhecimento que estão sendo planejados. Não é necessário se identificar. A sua denúncia será encaminhada ao atendimento competente e com certeza auxiliará na qualidade da segurança pública no município.

O serviço de Disque Denúncia da Polícia Militar é um importante elo entre a instituição e a população. É um canal direto com a PM, que funciona 24 horas, e por onde a população pode repassar todo tipo de informação que contribua para a desarticulação de ações delituosas e criminosas.

O canal garante sigilo absoluto ao denunciante, inclusive de todas as informações dadas. Contribua com o trabalho policial registrando sua denúncia pelo endereço www.alertacidade.com.br. Toda a área do 8º BPM que compreende os municípios de Nova Andradina, Batayporã, Taquarussu, Angélica, Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, e ainda os distritos de Nova Casa Verde, Amandina e Ipezal serão atendidos com o canal de denúncias.