Sicredi Centro-Sul MS entrega doação de unidade móvel para Hospital do Amor

IVIAGORA


Reforçando os princípios do cooperativismo e buscando se aproximar cada vez mais da comunidade em que está inserida, a Sicredi Centro-Sul MS firmou a doação de 1% do resultado de 2019 para o Hospital do Amor polo Dourados. 

Um dos projetos que será contemplado com os recursos é a implantação de uma unidade móvel que atenderá os 38 municípios da área de atuação da Cooperativa. A entrega oficial da unidade móvel será realizada na próxima segunda-feira, dia 11, às 10h, no Sindicato Rural de Dourados. 

De acordo com o médico oncologista responsável pelas unidades móveis do Hospital do Amor, Raphael Luiz Haikel Junior, o hospital tem um projeto de prevenção contra câncer de mama e câncer de colo de útero de detecção precoce. “O grande objetivo desta nossa parceria com o Sicredi é a prevenção e o diagnóstico do câncer o mais rápido possível. Pesquisas apontam que nos casos de câncer de mama diagnosticados precocemente a chance de cura é em torno de 95%.”

Segundo o presidente da Sicredi Centro-Sul MS, Sadi Masiero, a unidade móvel é uma doação coletiva de todos os associados da Cooperativa. “Poder contribuir com um 1% das sobras de cada um de nós parece muito pouco, mas quando somamos os poucos de muitos, será entorno de um milhão de reais. Acreditamos que será uma das maiores doações da iniciativa privada para o Hospital do Amor”. 

A preocupação com a comunidade é um dos diferenciais da Cooperativa como instituição financeira. “Investimos 100% dos nossos recursos na região em que estamos presentes. Esta carreta é um projeto que pertence a nossa região, não vai embora, o que fará é rodar por todos municípios, facilitando o acesso da paciente à saúde e convocando as mulheres para fazerem os exames preventivos mais perto de casa. É uma forma de educar e prevenir ao mesmo tempo”, enfatiza o presidente.

Unidade Móvel

A unidade móvel é um caminhão adaptado composto por uma recepção, um mamógrafo digital de última geração e uma sala de coleta de exame de Papanicolau, para realização de exames de rastreamento do câncer de mama e do câncer de colo do útero. A unidade irá atender as mulheres 38 municípios de toda a região centro e sul do Mato Grosso do Sul, com a realização de exames gratuitos.

A perspectiva é de realizar 60 mamografias por dia em mulheres com idade entre 40 e 69 anos, sem diagnóstico prévio de câncer. Já a capacidade para coleta de exames de Papanicolau é de 70 por dia, direcionados para mulheres de 25 a 64 anos. Os atendimentos serão realizados após agendamento prévio. É necessário a apresentação de documentos pessoais, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. 

Depois de fazer o exame preventivo de câncer, se tiver algum tipo de alteração, a paciente será encaminhada para a unidade fixa do Hospital do Amor que será sediada em Dourados, os casos mais complexos serão encaminhados para Campo Grande ou para Barretos (SP).

Esta é a primeira unidade móvel do hospital que atenderá a região de Dourados. A previsão para começar os atendimentos é em janeiro de 2020. 

Sobre a Cooperativa Sicredi Centro-Sul MS

A Sicredi Centro-Sul MS está presente em 26 municípios da região sul do Estado: Amambai, Anaurilândia, Aral Moreira, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Douradina, Dourados (5), Eldorado Fátima do Sul, Iguatemi, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã e Rio Brilhante. Atualmente são mais de 81 mil associados atendidos pela Cooperativa.