Menu
28 de setembro de 2020
10º min
16º min
15/12/2019 às 18h04

Plantio de 1 hectare com MPB entre janeiro e abril gera cana-muda para cobrir 8 hectares


iviagora - CANA

Dependendo do período que for realizado, haverá diferenças na relação de formação de perfilhos, gemas e na taxa de multiplicação

O ápice da maior geração de perfilhos no sistema Meiosi acontece com o plantio das mudas pré-brotadas entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto

O plantio de Muda pré-brotada (MPB) pode ser feito o ano todo, em qualquer época, mas dependendo do período que for realizado, haverá diferenças na relação de formação de perfilhos, gemas e na taxa de multiplicação. O gerente de novos negócios da BASF, Nilton Degaspari explica que o ano pode ser dividido em quatro trimestres, sendo que o plantio em cada um deles resultará em números diferentes.

No primeiro trimestre, que vai de janeiro a março, o plantio de 1 hectare com MPB vai gerar cana-muda para cobrir 8 hectares, é a conhecida relação 1:8. Já o plantio no segundo e terceiro trimestre, 1 hectare de MPB resultará em cana-muda para desdobrar em 16 hectares. E o plantio no quarto trimestre, a relação será de 1:10. Ou seja, o plantio que gerará mais mudas é o que ocorre de abril a setembro, com taxas de multiplicação de 1:16.

No entanto, estudos revelam que o ápice da maior geração de perfilhos no sistema Meiosi acontece com o plantio das MPBs entre a segunda quinzena de julho e a primeira de agosto.

O profissional da BASF afirma que também é possível realizar Meiosi com MPB em cana-de-ano. Num experimento conduzido pela companhia, foi decidido ganhar mais um corte em um canavial com cana-soca plantado com a variedade CTC2.

Cinco dias após a colheita (realizada em 30/11/2018), foram abertas faixas no talhão com três metros de largura. As touceiras ali localizadas foram erradicadas e no centro da faixa preparou-se, com o manejo correto, a linha de cana onde foram plantadas as mudas AgMusa da variedade CTC 9001.

Posteriormente, plantou-se, entre as linhas da socaria, Crotalária spectabilis, adubo verde que propiciará ganhos agronômicos ao solo. O canavial deverá ser colhido em outubro próximo, quando acontecerá a desdobra da linha-mãe. A expectativa é que a taxa de multiplicação seja de 1:16.