Região
Região do Vale do Ivinhema pronta a ser explorada na área de turismo.
IVIAGORA
Nos últimos anos, os municípios pertencentes ao Vale do Ivinhema se organizaram para que a área recebesse sinalização turística por parte do Ministério da Integração Nacional. Também tem havido vários cursos profissionalizantes e de aperfeiçoamento para trabalhadores da indústria do turismo, além de esforços para a estruturação e comercialização dos roteiros turísticos.
O portal de entrada fica na divisa com os Estados do Paraná e São Paulo, sendo os maiores atrativos as áreas rurais, rios piscosos, pesqueiros, sol e praias de água doce. Encontra-se inserida na bacia hidrográfica do rio Paraná. É caracterizada por uma diversificação cultural bastante representativa.
A região possui importantes Unidades de Conservação entre elas o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, na Bacia do Rio Paraná, foi criado como medida compensatória da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta. Foi criado em 17 de dezembro de 1998 com objetivo de preservar os últimos remanescentes de ambiente de várzea livre do represamento, na bacia do Rio Paraná, e possui mais de 73 mil hectares de extensão, perfazendo uma área de 6.161,80 km².
O parque torna-se de grande importância para os municípios do seu entorno, visto que além de servir de refúgio para fauna da região, e a preservação da flora, constituir-se-á como instrumento de pesquisa científica, lazer e recreação e, também para o trabalho de educação ambiental com comunidades. Os varjões do parque compreendem o último trecho livre, sem represamento, do Rio Paraná. É uma área de inundações periódicas, protegendo refúgios de espécies animais e vegetais do cerrado e da floresta estacional.
Já o Parque das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná foi criada para proteger a fauna e flora, especialmente as espécies ameaçadas de extinção, tais como: o cervo-do-pantanal, o bugio, a lontra, a anta, a jaguatirica e a onça-pintada; garantir a proteção dos sítios históricos e arqueológicos. Esta unidade de conservação está localizada em uma área total de 1.003.059 hectares.
Gastronomia
Com uma cultura diversificada, a culinária da região recebe influência dos diferentes povos que aqui se encontram. O preparo variado de peixes, o tradicional churrasco de carne bovina servido com mandioca, a vaca atolada, o puchero, buchada de bode são alguns dos pratos típicos saboreados em nossa região.
Negócios e Eventos
As feiras agropecuárias, as festas de peão de boiadeiro, festas religiosas, festas tradicionais e muitos outros eventos do gênero, proporcionam a evolução dos mercados turísticos, entretenimento e de artesanato, consolidando a região, contribuindo e fortalecendo a inserção social, econômica e cultural das comunidades da região.
Municípios
As cidades são hospitaleiras, tranqüilas e aconchegantes que recebem seus visitantes de braços abertos para diversão e lazer com suas animadas festas populares e comidas típicas o ano todo. São elas:
Cidade em que se destaca o turismo rural.
Batayporã se localiza ao lado de Nova Andradina e possui como pontos turísticos a Lagoa do Sapo e Balneário Municipal do Rio Paraná. Batayporã também se destaca pelos turismo de eventos, tendo como um dos maiores atrativos da região a Festa do Sereno, evento tradicional do Município conhecida regionalmente e pelos vizinhos estados de Sp e PR, atrai grande público em suas edições. A Festa do sereno atrai turistas de várias regiões do Brasil.
No turismo Rural, destaque para Fazenda Primavera, residencias dos pioneiros que desbravaram maior parte do Município, hoje a sede da fazenda tornou-se atrativo turístico dispondo uma grande estrutura para receber visitantes.
Às margens do Rio Ivinhema, entre os rios Piravevê ao norte e Guiray ao sul, localiza-se a cidade de Ivinhema. Tem atraido milhares de pessoas na festa do Sakura Fest, Encontro do reliqueiros( Carros antigos), Expoivi, Carnaval e Fejuivi. A cidade é um dos centros mais importantes do Vale do Ivinhema.
Jateí tem alguns atrativos para população de toda região como a cachoeira do Rio Verde onde vem excurções de outras cidades para se divertiram nos dias quentes. Um ponto que está se desenvolvendo no município é o turismo, pois parte do território de Jateí foi usada na criação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema.
Jateí se orgulha do seu Centro Social, local onde tem-se atividade de artesanato, criação, reunião de grupo de idosos, grupo contra o cancer, e local de treino e sede da Banda Municipal Raio de Luz, banda que tem um grande número de jovens que treinam de forma intensa e estão sempre viajando na disputa de campeonatos. A Praça municipal, é um ponto de encontro das pessoas, tem-se ao seu redor bares e lanchonetes que são verdadeiro point de encontro. O município tem apenas uma biblioteca pública localizada na praça, com um grande acervo.
O município é conhecido no estado por sua tradicional festa junina, chamada de Festa da Fogueira, sempre na semana do dia 29 de Junho, dia do seu padroeiro São Pedro, sendo realizada a queima da maior fogueira do País, segundo o RankBrasil (2006), com um grande e belo show pirotécnico. Em 2007, a Festa da Fogueira passou a ser realizada no Parque da Fogueira, local com grande área de lazer e com infra-estrutura digna de grandes parques do Brasil. Existe também o Salão Paroquial onde são promovidas festas e baile ao longo do ano todo. Ao longo do ano, são realizadas várias festas como baile de réveillon, festa de carnaval, semana do município e a tradicional Festa do Milho.
O topônimo Nova Andradina é uma homenagem ao seu fundador, Antônio Joaquim de Moura Andrade. Acrescentou-se o vocábulo Nova para evitar se confundir com a de Andradina, cidade do estado de São Paulo, que por coincidência, fundada também por Moura Andrade.
Sétima maior cidade e nono maior PIB do Estado, é o principal centro urbano e econômico da região sudeste de Mato Grosso do Sul. Popularmente denominada de "Capital do Vale do Ivinhema", a cidade tem como destaque principal a criação e abate de bovinos, o que também lhe rendeu o título de capital do boi, pela importância de ser um dos principais polos pecuários do Brasil. De intensa atividade comercial, principalmente nos meses de novembro e dezembro, a cidade recebe neste período pessoas oriundas de todas as cidades vizinhas, tornando-se o mais importante centro de consumo da região, o que a faz ser conhecida como "Capital do Vale do Ivinhema".
A cidade é muito bem servida de praças, onde praticamente cada bairro possui a sua, costumam ser tomadas pelas pessoas no verão, por outro lado, a cidade possui clubes particulares, pesqueiros com área de lazer, bares de excelente qualidade, como a rede "cachaçaria água doce", lanchonetes, restaurantes, pizzarias, e um importante museu sobre Nova Andradina e região.
Possui como eventos a Exponan (Exposição Agropecuária e Industrial de Nova Andradina), Fejuna (Festa Junina de Nova Andradina), New Road Motorcycle (Encontro de Motociclistas e Rockeiros), Canta Nova (Festival de Canções), Violada Bruta (Evento produzido por Os Movidos produções de eventos, entre outros).
Sua principal área de lazer situa-se no Rio Guiraí.
O município de Taquarussu é o único município que está totalmente inserido dentro da área do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema ocupando 105.487,796 ha.
Infraestrutura
Transporte
O Vale das Águas é atendido pela rodovia BR OU MS -267, importante entroncamento rodoviário que atende o estado de Mato Grosso do Sul.
O município de Nova Andradina tem um aeroporto, com pista de 1400 metros que comporta aeronaves de médio porte.
Hospedagem
A rede hoteleira é composta por variados tipos de hotéis.
Saúde
Todas as cidades contam com hospitais públicos municipais.
Segurança
O Vale das Águas é atendido por delegacias da polícia civil e militar.
Comércio
O Vale das Águas é atendido principalmente por supermercados e lojas de conveniências. Na região de Nova Andradina há pelo menos um shopping center de tamanho pequeno. Também há várias opções de comércio 24 horas, principalmente postos de gasolina.
Sistema bancário
Várias agências privadas e públicas, com destaque o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, Bradesco e a Cooperativa Sicredi.
Comunicações
A região é atendida pelas quatro operadoras de telefonia celular: Oi, Tim, Claro e Vivo