Após 13 anos, Minerva Foods desocupa planta frigorífica localizada em Batayporã

IVIAGORA


Nos últimos dias, o Nova News apurou que, após 13 anos, a empresa Minerva Foods devolveu a planta frigorífica localizada na MS-134, em Batayporã, da qual estava como locatária desde o mês de fevereiro de 2006, quando iniciou suas atividades no município. A informação foi confirmada por um dos responsáveis pelo prédio, Ademar Capuci.

A reportagem apurou que, de 2006 até junho de 2015, a indústria seguiu em plena produção e de julho de 2015 até o final de 2019, a empresa não realizou abates no local. Na época, segundo os responsáveis pela Minerva Foods, a decisão de encerrar a operação na cidade foi inevitável à medida que representava uma readequação das operações da companhia no Brasil.

Em outras palavras, a Minerva anunciou que manteria em atividade apenas unidades instaladas em regiões onde o funcionamento da empresa fosse mais viável. Naquela ocasião, cerca de 700 trabalhadores foram demitidos. Vale ressaltar que a empresa garantiu todos os direitos dos ex-funcionários, bem como não deixou nenhuma pendência com Batayporã e nem com o Estado de Mato Grosso do Sul.

Embora com a produção suspensa, a Minerva Foods permaneceu como locatária do imóvel até dezembro de 2019, inclusive mantendo aproximadamente cerca de 25 funcionários no local, entre vigias, colaboradores do setor administrativo e outros trabalhadores, porém, nas últimas semanas, a companhia teria decidido entregar o prédio de volta aos seus responsáveis.

Segundo Capuci, com a saída definitiva da Minerva Foods, a planta frigorífica passará por serviços de manutenção porém, até o momento, não há previsão de que a indústria seja alugada por outro grupo, nem que volte a operar e gerar empregos. “O fato é que o imóvel foi devolvido e passará por reforma. No momento é isso que podemos falar”, explicou Ademar.

De fato, desde as últimas semanas, equipes trabalham no local, realizando a roçagem da grama, podas de árvores e outros serviços de limpeza e manutenção que, teriam como única razão a preservação e a restauração do patrimônio.

Em contato com a assessoria de imprensa da Minerva Foods, o Nova News aguarda uma posição oficial da empresa sobre o assunto, bem como sobre o destino dos poucos colaboradores que ainda atuavam na unidade, se eles seriam demitidos ou transferidos para outras unidades.

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA) também acompanha os desdobramentos do que parece ser o encerramento definitivo da atuação da Minerva Foods na região. Segundo o presidente, Sérgio Miller, a entidade se coloca à disposição dos trabalhadores que ainda atuavam na unidade até dezembro de 2019.