Laboratório Municipal realiza mais de 50 mil exames de sangue no ano de 2019

IVIAGORA


A prefeitura municipal de Ivinhema, através da secretaria de saúde divulga o balanço geral de exames de sangue realizados no ano de 2019.

No total 52 mil 042 exames foram realizados no laboratório municipal tendo como responsável técnica a bioquímica Cristina Morishita. O laboratório conta com 4 bioquímicos sendo eles: Cristina, Akira, Zeine e Adriele e com 4 técnicas que ajudam na realização dos processos laboratoriais.

O laboratório de Ivinhema realiza 42 tipos de exames e alguns são enviados para o laboratório central do estado e alguns para o IPED APAE custeado pelo município.

 As coletas são realizadas nas Unidades Básicas de Saúde de Ivinhema, Amandina, CEM e no hospital municipal de Ivinhema. Todos exames são coletados e enviados ate o laboratório para que dali saia os resultados.

Segundo a secretária de saúde, Sônia Garção, o intuito da realização de exames, a qualidade e quantidade de profissionais é para que todo diagnóstico seja feito da maneira mais rápida possível e dependendo do caso maior rapidez no tratamento, levando maior qualidade de vida aos moradores do município.

Os exames realizados no município demoram no máximo uma semana para ficarem prontos, sendo que dependendo da urgência saem no mesmo dia, as amostras de sangue coletadass no hospital municipal de Ivinhema, dos internados ou dos pacientes em observação também saem no mesmo dia. Os exames que são encaminhados para fora que demoram um pouco mais para vir podendo demorar de 15 a 30 dias. Os exames pré operatórios também são realizados no laboratório municipal para verificar a saúde de cada paciente.

Abaixo segue os números de coletas realizadas em cada unidade de saúde do município.

Unidades Básicas de Saúde:

Postão: 6.362

Palmeiras: 2.886

Amandina: 4.573

Triguena: 5.246

Guiray: 6.006

Itapoã: 5.521

Piravevê: 4.891

Vitória: 3.575

Vila Cristina: 1.248

CEM: 3.645

Hospital Municipal: 8079