Menu
27 de setembro de 2020
10º min
16º min
09/01/2020 às 15h40

Estadual de futebol começa no dia 22 com apoio do Governo do Estado


iviagora

O campeonato estadual de futebol que começa no próximo dia 22 recebeu neste ano um importante apoio do Governo do Estado, e a expectativa é de isso reflita no aumento do público nos estádios. Além do repasse de R$ 822,69 mil aos clubes, a administração estadual e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) farão a reestruturação do estádio Pedro Pedrossian, o Morenão.

O Termo de Fomento nº 29.504/2020, que designa apoio financeiro de R$ 822,69 mil aos clubes de futebol do Estado para a disputa do Campeonato Sul-Mato-Grossense Série A 2020, foi oficializado no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul (DOE) desta quarta-feira (08.01). O valor representa incremento de 30% em relação ao valor destinado ao campeonato do ano passado.

Com o aporte financeiro, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), auxilia os clubes nas despesas da competição, como taxa de arbitragem (árbitros, delegado da partida e observador de arbitragem) e hospedagem e alimentação nos jogos como visitante. Ajudará também no custeio de materiais esportivos (uniformes de jogo e de passeio/viagem aos jogadores e membros da comissão técnica, e instrumentos a serem utilizados nos treinamentos). 

Segundo o diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, o apoio é uma motivação a mais para os 10 clubes participantes. “Conversei com os representantes dos clubes e, de forma transparente, justificaram e acordamos que esse recurso a mais será utilizado em materiais esportivos. Após a confirmação, alguns clubes se motivaram a participar do campeonato em função disso. Algumas equipes estavam cogitando nem participar”. 

De acordo com a Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS), o Campeonato Sul-Mato-Grossense tem início em 22 de janeiro e prossegue até 26 de abril. Conforme a tabela divulgada pela entidade, serão 59 jogos no total. Participarão neste ano Esporte Clube Comercial e Operário Futebol Clube (Campo Grande); Aquidauanense Futebol Clube (Aquidauana), Costa Rica Esporte Clube (Costa Rica); Sociedade Esportiva Pontaporanense (Ponta Porã), Sociedade Esportiva Recreativa Chapadão (Chapadão do Sul); Esporte Clube Águia Negra (Rio Brilhante); Corumbaense Futebol Clube (Corumbá); Clube Esportivo Nova Andradina (Nova Andradina) e Maracaju Atlético Clube (Maracaju). Confira a tabela de jogos aqui.