Áudio circula em Maracaju Usina Tonon suspende moagem e dispensa 600 funcionários

IVIAGORA


Grupo Tonon em recuperação judicial para renegociar suas dívidas, deverá anunciar o fechamento da Usina no distrito de Vista Alegre.

 

Em recuperação judicial desde  2015, a Usina Tonon segundo áudio que está circulando nos grupos de internet  decidiu suspender a moagem na unidade de Vista Alegre da safra 2019/2020. Cerca de mais de 600 funcionários devem ser dispensados a partir de fevereiro.

 

No áudio que circula a empresa teria feito uma vídeo conferencia com sindicato dos trabalhadores alegando que não teria condições para continuar as atividades, que a fala seria de Rafael Tonon e que no dia 24 de Janeiro os diretores teriam uma conversa com juiz para liberação de um dinheiro para pagar os atrasados.

 

Segundo informações ainda dita no áudio a empresa teria uma safra de cana-de-açúcar a Usina, que deverá ser vendida e para começar a dispensar os funcionários essa dispensa seria por lote não seria todos de uma só vez.

 

A unidade de Vista Alegre tem capacidade para moer aproximadamente três milhões de toneladas de cana.

 

Preocupação

 

Os trabalhadores estão preocupados com a decisão da empresa de suspender a moagem no município este ano. Isso vai afetar economicamente o distrito de Vista Alegre, que é a usina é a única indústria no distrito de geração de emprego e renda em grande escala.

 

O Grupo entrou com pedido de recuperação judicial no ano passado com o objetivo de renegociarem suas dívidas. De lá para cá salários foram atrasados e 13° não foi pago, e ainda houve corte no plano de saúde. Os trabalhadores desde semana passada fizeram manifestação e no início desta semana foi paralisado os ônibus que fazem o transporte. Até o momento a empresa não se pronunciou.