Deodápolis - Pecuarista é multado por degradações ambientais em áreas protegidas

IVIAGORA


Durante vistorias nas propriedades rurais do município de Deodápolis, Policiais Militares Ambientais de Dourados localizaram ontem (18) à tarde em uma propriedade rural, margeando a área urbana, erosões e outras degradações ambientais em áreas protegidas de preservação permanente (APP).

Na propriedade rural, a PMA verificou que o gado era mantido com acesso às matas ciliares de um córrego, que corta a propriedade, causando danos diretos ao curso d’água. As matas ciliares do manancial também praticamente não existiam na extensão da fazenda.

A falta de conservação do solo na propriedade, aliada ao pisoteio dos animais fizeram com que ocorressem processos erosivos e fossem carreados sedimentos, causando assoreamento do córrego. Várias ravinas e duas vossorocas foram encontradas, inclusive, uma delas com 36 metros de comprimento por 36 metros de largura.

Um dos processos erosivos na propriedade.

As atividades foram paralisadas. O pecuarista (65), residente em Deodápolis, foi autuado administrativamente e multado em R$ 8.428,00. O autuado também responderá por crime ambiental de degradação de área de preservação permanente (APP). A pena é de um a três anos de detenção.

O infrator foi notificado a apresentar junto ao órgão Ambiental Estadual um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (PRADA).