Usinas de MS investem na capacitação dos colaboradores durante entressafra

IVIAGORA


Marcada pelo ritmo acelerado da moagem da cana-de-açúcar no decorrer de 2019, a safra 2019/2020 em Mato Grosso do Sul teve um ciclo atípico com entressafra antecipada e mais longa, assim como os demais estados produtores do Centro Sul. Iniciada por algumas unidades no mês outubro, o intervalo da colheita e moagem da matéria-prima não parou totalmente as atividades nas usinas que intensificaram o calendário de capacitação e novos cursos para seus colaboradores. 

Com a premissa de atuar com safra continua desde 2015, as duas unidades da Adecoagro, localizadas nos municípios de Ivinhema e Angélica, no sul do Estado, excepcionalmente neste ciclo tiveram uma entressafra de sessenta dias. No período foram desenvolvidas diversas ações dentro dos programas de qualificação, treinamento, liderança, segurança e novos cursos, além das capacitações obrigatórias relacionadas às Normas Reguladoras (NRs).

O programa Capacitar, por exemplo, mobilizou mais de 1.100 colaboradores neste período com o curso Formação de Time de Alta Performance na divisão agrícola. Mais de 100 colaboradores também passaram por reciclagem técnica em sala de aula, com simuladores e no campo em cursos para operadores de trator, colhedora e motorista de caminhão de apoio, canavieiro e mecânicos agrícolas.

A empresa trabalhou ainda campanhas de conscientização sobre saúde mental (Janeiro Branco) e doenças como Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer (Fevereiro Roxo).

Liderança e desenvolvimento pessoal

Na usina Fátima do Sul, localizada no município Fátima do Sul, além dos cursos de reciclagem dentro das capacitações obrigatórias, a programação durante a entressafra foi direcionada para treinamento dos colaboradores para cargos de lideranças e desenvolvimento pessoal.

A unidade ainda reforçou o Programa de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ao Assédio Sexual com palestra para todos os funcionários.

Oportunidades

Em Rio Brilhante, a movimentação nas unidades Biosev não foi diferente. Mais de dois mil colaboradores, que atuam nas unidades Rio Brilhante e Passatempo, passaram por diversos cursos e treinamentos no período da entressafra. As usinas são equipadas com simuladores de colhedora de cana, onde operadores de tratores são qualificados dentro da usina para operar máquinas de plantio e colheita da matéria-prima. Algumas turmas são abertas ao público externo e recebem moradores do município e região interessados em se qualificar para a operar máquinas de grande porte.

Com três unidades no Estado, o grupo Atvos treinou 1.665 funcionários em 71 cursos, entre dezembro de 2019 e fevereiro de 2010. De acordo com a empresa, foram 58.035 horas em diferentes frentes de capacitação, entre elas, formação de liderança, empresarial, operacional, obrigações operacionais, saúde e segurança e meio ambiente. A unidades estão localizas nos municípios de Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Costa Rica.

Entre as ações, teve início a primeira turma do projeto “Elo com Elas” na Unidade Santa Luzia, estendido às mulheres moradoras de Nova Alvorada do Sul. A intenção é capacitar mão-de-obra para operação de colheita e plantio mecanizados com olhar para inclusão da participação feminina dentro das unidades. A formatura do curso ocorreu na última sexta-feira (6).

Nos canais digitais da Biosul você acompanha mais detalhes das atividades desenvolvidas no período de entressafra pelas usinas em operação no Estado.

Biosul

A Biosul – Associação de Produtores de Bioenergia de Mato grosso do Sul - é a entidade que representa a indústria sucroenergética do Estado. Foi criada em 2009, com perfil voltado para o associativismo, fruto do interesse setorial em comum do Sindal-MS, Sindaçúcar-MS e Sinergia-MS (Sindicatos das Indústrias de Fabricantes de Álcool, de Açúcar e de Geração de Energia Elétrica de Pequeno e Médio Porte). Atualmente, todas as usinas em operação em Mato Grosso do Sul estão associadas à Biosul.