Governo vai convocar médicos cubanos na luta contra o coronavírus no Brasil

IVIAGORA


O Ministério da Saúde vai convocar médicos cubanos que participaram do programa Mais Médicos para reforçar a luta contra a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Foi o que revelou o secretário-executivo da pasta, João Gabbardo, em entrevista ao Jornal GloboNews desse domingo (15).

“Esses cinco mil médicos que vão ser chamados, irão para a atenção básica de todo o país. E vamos fazer mais do que isso: nós vamos chamar a partir de amanhã (segunda, 16), todos os médicos cubanos que estavam trabalhando no programa inicialmente. Eles vão ser chamados. Assim como estudantes de medicina a partir do sexto ano e um chamado para médicos aposentados. Com certeza mais de cinco mil médicos”, afirmou.

João Gabbardo adiantou que também serão chamados estudantes de medicina, a partir do sexto ano de curso, para atuarem na atenção básica de saúde.

De acordo com Gabbardo, a medida é para ajudar a repor parte da mão de obra médica que se perde durante o trabalho, já que os médicos também sofrem com a contaminação.

“A gente perde no transcorrer da doença. Mesmo que os sintomas deles sejam leves, eles têm que ser isolados para não ficar transmitindo a doença para os seus pacientes”, explicou.