Argentina, Chile, Peru e Colômbia fecham fronteiras por 15 dias para combater coronavírus; Paraguai barra brasileiros na Ponte da Amizade

IVIAGORA


Diversos países sul-americanos estão fechando suas fronteiras temporariamente com o objetivo para reduzir os riscos da pandemia de coronavírus.

Dados desta segunda-feira (16) da Universidade Johns Hopkins, dos EUA, mostram os seguintes números de infecções:

 

  • Argentina: 46 casos, 2 mortes
  • Brasil: 234 casos 1 morte
  • Peru: 86 casos
  • Chile: 75 casos
  • Uruguai: 4 casos
  • Bolívia: 10 casos
  • Paraguai: 7 casos

 

A Argentina decretou no domingo (15) o fechamento das fronteiras. "Nos próximos 15 dias, ninguém poderá entrar no país, exceto argentinos e estrangeiros residentes", afirmou o presidente Alberto Fernández.

Nesta segunda, o governo argentino incluiu o Brasil e o Chile na lista de países de risco. Desta forma, quem for desses países para a Argentina também terá que cumprir a quarentena obrigatória de 14 dias, sob pena de prisão.

Fernández também destacou que as aulas foram suspensas em escolas públicas e privadas até 31 de março como forma de prevenção.

Após uma reunião com autoridades e especialistas em saúde, o presidente afirmou ainda que os parques nacionais também serão fechados, que aqueles com mais de 65 anos serão licenciados de seus trabalhos e que os eventos que reúnam um grande número de pessoas serão suspensos.

"Tudo indica que o que precisamos fazer é minimizar a circulação do vírus. Fazer tudo que for possível para que o vírus não circule entre nós", disse Fernández.

"Temos que ganhar tempo para poder gerenciar melhor a questão da saúde", afirmou.

 

Ponte da Amizade

 

Na fronteira entre o Brasil e o Paraguai há um controle rígido, e os brasileiros estão sendo barrados, de acordo com o jornal “ABC Color”.

Inicialmente, o Paraguai estava apenas medindo a temperatura dos brasileiros que queriam ingressar no país. Agora, no entanto, estão proibindo a entrada de não-residentes, segundo o diário.

 

Fronteiras fechadas na Colômbia

 

A Colômbia proibiu a partir desta segunda-feira (16) o acesso de estrangeiros ao seu território como forma de tentar conter a epidemia do novo coronavírus, que deixou ao menos 34 contagiados em todo o país, segundo informação do presidente Iván Duque no domingo (15).

"Permito-me informar ao país: a partir de 16 de março, está proibida a entrada no país de pessoas que não sejam cidadãos ou residentes da Colômbia", escreveu o presidente na rede social.

Os colombianos e estrangeiros que vivem no país poderão entrar no território, embora tenham que ficar em "isolamento preventivo obrigatório de 14 dias" em suas casas, acrescentou.

O governo do Peru, país com 71 casos de Covid-19, decidiu fechar suas fronteiras e pediu que os cidadãos façam uma quarentena voluntária durante 15 dias.

 

Chile também adotará a medida

 

Sebastián Piñera, o presidente do Chile, disse nesta segunda que fechará as fronteiras do país. A medida foi tomada após uma reunião ministerial no Palácio de La Moneda, sede do Governo, e entrará em vigor na próxima quarta.

 

Os residentes poderão voltar ao Chile, mas precisarão ficar 14 dias em quarentena.