Diretor do Ibama é exonerado após operação contra garimpos ilegais.

IVIAGORA


Uma operação de combate ao garimpo ilegal em terras indígenas levou à exoneração do diretor de Proteção Ambiental do órgão, em Brasília, Olivaldi Borges Azevedo, nesta terça-feira (14). Major da Polícia Militar de São Paulo, Azevedo era considerado homem de confiança do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, que assina o ato da exoneração. A megaoperação, realizada em três terras indígenas no interior do Pará (Apyterewa, Araweté e Trincheira-Bacajá), foi desencadeada para reprimir garimpos ilegais, desmatamentos, caça ilegal de animais silvestres e, ao afastar os invasores, impedir a chegada da Covid-19 às aldeias indígenas. 

Há rumores no Ibama de que outros servidores em cargos de chefia estão ameaçados de demissão por causa da mesma operação. Seriam os dois chefes imediatamente subordinados a Azevedo, responsáveis em Brasília pela coordenação de todas as grandes operações do órgão no país. A operação foi mostrada em reportagem do programa Fantástico, da TV Globo, neste domingo (12), o que desagradou ao governo. Entre fiscais ambientais, a sensação é que Azevedo foi exonerado porque "não conseguiu segurar a fiscalização" que continuou, ao longo de 2019, aplicando o decreto que permite a queima de equipamentos flagrados em operações do Ibama.  

Diversos equipamentos ilegais também foram queimados na última ação no Pará, com base no mesmo decreto de 2011.

Em um trecho da reportagem, o posseiro Arilson Brandão, que representa uma associação que pretende ocupar parte da terra indígena Trincheira-Bacajá, disse que se sentiu estimulado "com aquela conversa que saiu do governo federal, do ministro, de redução de 5% das áreas indígenas". "A gente está com essa esperança, essa expectativa, para que um dia aconteça isso e para realmente o governo legalizar o pessoal aqui dentro, né. Enquanto isso, a gente está ocupando aqui", disse Brandão. 

Segundo a reportagem, ele foi expulso junto com outros invasores. Em nota divulgada em rede social na tarde desta terça-feira, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES) informou que vai ingressar com uma ação popular contra o ato do ministro do Meio Ambiente que exonerou o diretor de Proteção Ambiental do órgão. "O ministro agiu com desvio de finalidade e violação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência administrativa", escreveu o senador. A coluna perguntou ao Ministério do Meio Ambiente qual o motivo da exoneração, mas não houve resposta até o momento.