Menu
9 de agosto de 2020
10º min
16º min
05/05/2020 às 09h44

MASSA DE AR FRIO DERRUBARÁ AS TEMPERATURAS NESTA SEMANA


iviagora
Foto: Tony

Foto da área central de Ivinhema

Previsão detalhada elaborada pelo CEMTEC conforme informações divulgadas pelo Instituto
Nacional de Meteorologia e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos Terça (05/05): Aumento das áreas de instabilidades em parte do MS e elevação de temperatura.

A previsão é de céu parcialmente a nublado com pancadas de chuvas nas regiões sul, sudoeste, central e pantaneira.

As demais áreas, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado. A umidade relativa do ar estará baixa à tarde em grande parte do Estado e poderá variar entre 30% a 80% e a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, umidificar ambientes e evitar aglomerações.

As temperaturas em Mato Grosso do Sul podem variar entre de 16 °C a 35 °C.

Quarta (06/05): Frente fria deixará o tempo instável com início da queda de temperatura no MS. A previsão é de céu nublado com pancadas de chuvas no Mato Grosso do Sul. Exceto nas regiões sul, sudoeste, central e pantaneira que começarão o dia com céu nublado com pancadas de chuvas e passarão a parcialmente nublado ao final do dia.

A umidade relativa do ar está estimada entre 35% a 95%. Queda de temperatura no Mato Grosso do Sul com variação estimada entre de 11 °C a 27 °C.

Quinta (07/05): Massa de ar polar provocará queda de temperatura no MS. As áreas de instabilidades chegarão na região do nordeste do Estado, onde a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva isolada. Nas demais áreas, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e, novamente, com baixa umidade relativa do ar à tarde em estado de atenção.

A umidade relativa do ar poderá variar entre 25% a 80% e a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, umidificar ambientes e evitar aglomerações. Queda de temperatura expressiva em Mato Grosso do Sul com variação estimada entre
de 7°C a 26 °C.

Sexta (08/05): Massa de ar polar e seca deixará o tempo firme em Mato Grosso do Sul. A previsão é  de céu claro com névoa seca e baixa umidade relativa do ar à tarde em todo Mato Grosso do Sul. A umidade relativa do ar poderá variar entre 25% a 80% e a orientação é ingerir muito líquido, redobrar atenção com idosos e crianças, umidificar ambientes e evitar aglomerações. As temperaturas em Mato Grosso do Sul estarão baixas e poderão variar entre de 8°C a 28°C.

Obs.: Onda de frio em maio (atualização). Nesta terça-feira (05/05), o avanço de uma frente fria possibilitará a ocorrência de chuva mais generalizadas sobre grande parte do RS, de SC e do sul do PR. Esta frente fria avançará pelo Sudeste e Centro-Oeste na quarta-feira (06/05) e alcançará o sul da Região Norte entre a quarta e quinta (07/05). O avanço do ar frio na retaguarda do sistema proporcionará acentuado declínio das temperaturas e condições para geadas amplas no Sul a partir da quarta-feira.

No Sudeste e Centro-Oeste a queda das temperaturas também será intensa na quinta-feira e há condições para o primeiro episódio de friagem do ano no sul da Região Norte. Temperatura estimada mínima em Mato Grosso do Sul está entre 6°C especialmente em municípios do sul do Estado na madrugada do dia 07 de maio e o ar frio poderá atuar até dia 10 de maio (domingo), conforme modelo COSMO/INMET.

Tendência de precipitação estimada entre os dias 05 a 21 de maio de 2020 com informações do
NCEP/NOAA (em anexo o mapa) dividido em dois períodos Primeiro período: 05 a 13 de maio de 2020 - Neste período, as chuvas retornam a Mato Grosso do Sul, especialmente entre os dias 05 e 06 de maio. Espera-se nessa ocasião a formação de um sistema frontal (frente fria) que intensificará a formação de áreas de instabilidades podendo provocar chuvas com acumulados maiores localizados nas regiões pantaneira, sudoeste e sul em até 50 milímetros acumulados no período. As demais áreas poderão ter os menores acumulados de chuva em que é estimado até 20 milímetros acumulados ao longo do período.


Segundo período: 13 a 21 de maio de 2020 – Neste período, as chuvas aumentam de concentração se comparado ao primeiro período em Mato Grosso do Sul, especialmente a partir do dia 11 de maio e mantendo as áreas de instabilidades dando condição as chuvas até dia 16 de maio de 2020, conforme o modelo de previsão numérica GFS/NOAA. Espera-se nessa ocasião a formação de áreas de instabilidades com potencial de chuvas volumosas com acumulados significativos especialmente no setor noroeste, norte e bolsão onde é esperado até 60 milímetros acumulados ao longo do período. As demais áreas poderão ter os menores acumulados de chuva em que é estimado até 20 milímetros acumulados ao longo do período.

Obs.: Levando em consideração o aumento das chuvas nos primeiros 15 dias do mês de maio, fazse necessário atenção as possíveis condições adversas no tempo que podem ocorrer, como chuvas intensas, ventos fortes e raios. Como os volumes estimados estão altos para o período, decorrente aos sistemas transientes (frentes, cavados e baixas pressões) estimados nos próximos dias, atenção a possíveis alagamentos e enxurradas temporárias e transtornos a população que possam eventualmente ocorrer nos municípios.