Nota de esclarecimento da secretaria de saúde

IVIAGORA


A prefeitura municipal de Ivinhema, através da secretaria de saúde, vem prestar seu esclarecimento sobre a abertura da escola particular Nova Geração.

Segundo a presidente da comissão, Sônia Garção, o plano de contingência da escola para volta das aulas presenciais, foi entregue no fim do expediente do dia 30 de abril, tendo como prazo de 3 dias úteis para análise e resposta, da Comissão de acompanhamento, controle, prevenção e tratamento do novo coronavírus -COVID 19, do município de Ivinhema, o mesmo foi realizado antes, no dia 04 de maio, onde foi considerado indeferido pela comissão.

Segundo a secretária, mães de alunos da referida escola fizeram contato com ela, afirmando que os pais foram informados que a instituição de ensino retornaria as aulas presenciais no dia 05 de maio a partir das 7h.


De acordo com o decreto 172, artigo quarto, parágrafo quarto” as comunicações e ciências a serem encaminhadas à respeito das deliberações referentes ao decreto, preferencialmente, ocorrerão via Whatsapp ou telefone”. E devido o término da reunião ter acontecido as 17h, não houve tempo hábil para a elaboração de documento por escrito, a secretária de saúde e presidente da comissão, se baseando no decreto encaminhou uma mensagem via Whatsapp para a direção da escola, informando sobre o indeferimento.

Quanto a questão da aglomeração da Caixa Econômica, a prefeitura juntamente com a secretaria de saúde, vigilância sanitária, defesa civil, tributação está buscando alternativas para não prejudicar as pessoas beneficiadas, sendo feito um trabalho de conscientização da população como entrega de máscaras e incentivo do uso delas, juntamente com a informação sobre o distanciamento social e higienização com álcool 70.